Luciely Mtc

1648 palavras 7 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM QUÍMICA

LUCIELY DE ALMEIDA PINHEIRO

A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE

Fichamento apresentado no curso de química da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifica no 01º período, sob orientação do Prof. Allan Ulisses Carvalho de Melo.

Paripiranga
Março de 2015

REFERENCIAS
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: DP & A Editora, 2011
RESUMO
Nascido em 1932, na capital da Jamaica, ele se mudou para a Inglaterra em 1950 foi um do fundador da escola de pensamento, Estudos escola Birmingham dos Estudos Culturais. Ele foi presidente da Associação Britânica de Sociologia entre 1995 e 1997. Vivi uma vida de deslocamento parcial, foi professor de sociologia, casou-se com Catherine Hall, foi editor e um dos fundadores da revista New Left Review, em 1960. Faleceu em 2014 aos 82 anos, as mais recentes publicações do autor são: The Formation of Modernity (1992), The Question of Cultural Identity (1996) e Cultural Representations and Signifying Practices (1997). Em A Identidade cultural na Pós- Modernidade Stuart Hall busca avaliar se estaria ocorrendo uma crise com a identidade cultural, em que consistiria tal crise e qual seria a direção da mesma em momento pós-moderno. ele analisa o processo de fragmentação do indivíduo moderno enfatizando do surgimento de novas identidades ocorrido através pelo processo de globalização. A globalização alteraria as noções de tempo e de espaço, desalojaria o sistema social e as estruturas fixas e possibilitaria o surgimento de uma pluralização deu cultura.
1. A IDENTIDADE EM QUESTÃO
“As velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declino, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado”. (p.1)
Segundo Hall (2011, p. 1), a identidade cultural vem

Relacionados