Lucia Santaella

Páginas: 11 (2603 palavras) Publicado: 19 de maio de 2015
Santaella

CIBERCULTURA
No capítulo 4 “Substratos da cibercultura”, Lucia Santaella discorre que para contextualizar a emergência da cibercultura, ela tem trabalhado com uma distinção de seis eras culturais: oral, escrita, impressa, de massas, das mídias e digital. O contexto mais próximo da cibercultura situa-se a partir da cultura de massas. As eras culturais coexistem, convivemsimultaneamente na nossa contemporaneidade e sofrem um reajustamento no papel social que desempenha.Posteriormente, a autora discorre sobre a origem da cultura de massas à novos processos comunicacionais chamados de cultura das mídias. Em seguida, afirma que os novos hábitos introduzidos pelos meios interativos foram sendo gradativamente introduzidos pela cultura das mídias. Na digitalização, um dos aspectosmais significativos da evolução digital foi o rápido desenvolvimento da multimídia que produziu a convergência de vários campos midiáticos tradicionais, processo este chamado de “convergência das mídias”.A autora explica alguns conceitos. A interface são as zonas fronteiriças sensíveis de negociação e relação entre o humano e o maquínico, processados por meio de uma nova linguagem, um sistemainterativo configurado através de uma sintaxe a-linear interativa tecida de nós e conexões que é chamada de hipertexto e hipermídia. Hipermídia significa uma nova forma de mídia que utiliza o poder do computador para arquivar, recuperar e distribuir informação de maneira não sequencial na forma de figuras gráficas, texto, animação, áudio, vídeo, e mesmo mundos virtuais dinâmicos. O ciberespaço é oconjunto de tecnologias diferentes, algumas familiares, outras só recentemente disponíveis, algumas sendo desenvolvidas e outras ainda ficcionais. A cibercultura é uma cultura que se desenvolve de modo similar a novas formas de vida. Sua natureza é essencialmente heterogênea e, também, é uma cultura descentralizada, reticulada, baseadas em módulos autônomos.

Capítulo 4 – Substratos da CiberculturaEste capítulo, como o nome prenuncia, é bastante importante para nossos estudos, especialmente por trazer detalhes da consolidação/nascimento da cultura digital/cibercultura.
Inicia definindo – mais para facilitar a contextualização da cibercultura do que para guardar tudo em “caixinhas” – seis eras culturais: oral, escrita, impressa, de massas, das mídias e digital. Logo vem o esclarecimento:“nenhuma era cultural desapareceu com a outra. Ela sofre reajustamentos no papel social que desempenha, mas continua presente. Não se trata, portanto, da passagem de um estado das coisas a outro, mas uma complexificação, do imbricamento de uma cultura na outra“. (p.78).
Então, faz um “Da cultura de Massas a Cultura das Mídias” e “Da cultura das Mídias à Cibercultura” a fim de nos contextualizar as duastransições culturais que tem o século XX como elemento de tempo central. A primeira, cultura das massas, tem o seu nascimento com o jornal, o telégrafo e a fotografia, oriundos diretamente da Revolução Industrial dos séculos anteriores, e o seu apogeu com o cinema e a televisão, especialmente no período do final dos anos 60 e início dos anos 70, quando a difusão televisiva atinge seu ponto máximo dematuração e, a partir daí, se satura, com os diversos dispositivos que dão ao espectador um mínimo poder de escolha (videocassete, games) começando a dar a pá de cal na hegemonia da televisão, que ainda hoje permanece, mas em crise (ou não?).
Os microcomputadores dos anos 80 dão o passo inaugural para transformar o espectador também em usuário. “Na medida em que o usuário foi aprendendo a falarcom as telas (…) seus hábitos exclusivos de consumismo automático passaram a conviver com hábitos mais autônomos de discriminação e escolhas próprias. Nascia aí a cultura da velocidade e das redes que veio trazendo consigo a necessidade desimultaneamente acelerar e humanizar a nossa interação com as máquinas” (p. 82).
Como se vê, a especialização da audiência por meio da possibilidade da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lucia santaella
  • Lucia Santaella
  • Exemplos lucia santaella
  • Hipermidiatizacao Lucia Santaella
  • fichamento: O que é Semiótica
  • Resumo: o que é semiótica
  • Fichamento lucia santaella
  • Fichamento Livro O que é semiótica Lucia Santaella

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!