Lucca Gucciardi

535 palavras 3 páginas
Lucca Gucciardi

-Golpe Militar de 1964
-Ordem e Desordem

São Paulo-SP
21/03/2015
Golpe Militar de 1964

Durante o governo de João Goulart (Jango) devido a estratégia de governo escolhida por ele houve muitos problemas com os militares e demonstrava interesse de implantar o comunismo no país isso desagradou muito os militares, devido a esses problemas ocorreu o chamado Golpe de 64, onde o governo de Jango foi derrubado e foi implantado regime Militar onde uma Junta Militar assumiu o poder do país e Jango foi exilado na Argentina.
Foram decretados atos constitucionais (AI) que deram aos militares todo o poder necessário para tomarem o país. O primeiro, foi chamado de AI-1, o segundo AI-2, e assim sucessivamente.
A AI-1 transformou o Congresso em um Colégio Eleitoral, e como os militares eram maioria, declararam o Marechal Castello Branco como presidente, seu mandato durou de 64 á 67 quando o Marechal Costa e Silva o sucedeu, Costa e Silva aumentou a força dos Militares.
Em 1968 o povo Brasileiro começou a se manifestar sua grande maioria estudantes, intelectuais e artistas, aproximadamente cem mil pessoas saíram as ruas do Rio de Janeiro, devido a insatisfação com o regime. O manifesto teve grande repercussão, muitos estudantes, intelectuais foram presos.
Os militares como resposta só deixaram as coisas mais difíceis, além de não aceitarem as reivindicações criaram uma emenda mais dura AI-5 que dava ao regime plenos poderes, juízes foram aposentados, habeas-corpus foi proibido e as proibições eram cada vez maiores, o Congresso Nacional foi fechado por aproximadamente um ano. Criação da MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de outubro), fazendo parte da esquerda, com o objetivo de acabar com a ditadura, um dos líderes era Carlos Lamarca ele era um ex-militar e por isso foi um grande traidor da ditadura, fugiu para a Bahia onde foi morto por militares em 1971.
À censura era enorme jornais eram manipulados pelos militares, existia a DOI-Codi

Relacionados