Luca Pacioli um mestre do renascimento(Fichamento)

1679 palavras 7 páginas
SÁ, Antônio Lopes de. Luca Pacioli: um mestre do renascimento.2.ed.Brasília:Fundação Brasileira de Contabilidade,2004.
RESUMO
Cinco séculos separam o nascimento de Luca Pacioli do de Antônio Lopes de Sá. Apesar da diferença de ordem cronológica, estes dois mestres das Ciências Contábeis têm muita coisa em comum. Resgatemos apenas duas características, que podem resumir bem o legado de contribuição que deixaram para a sociedade. Luca Pacioli, nascido por volta de 1445, foi um homem “a serviço da cultura e da Contabilidade”. Lopes de Sá ainda o é. O frei italiano produziu sua primeira obra aos 25 anos de idade. Já o brasileiro, quando tinha 31 anos, elaborou o “Dicionário de Contabilidade”, publicação obrigatória em qualquer curso da área em todo o território nacional e que já se encontra em sua nona edição. Acrescentemos apenas mais uma contribuição: o mestre do período da Renascença foi o autor da primeira obra impressa que divulgou o processo das Partidas Dobradas, enquanto que o nosso mestre dos séculos XX e XXI possui mais de 170 livros e 11 mil artigos editados em jornais e revistas do Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Itália, Espanha, Colômbia e Portugal. Nada mais completo do que um gênio para falar de outro gênio. Assim é “Luca Pacioli – Um mestre do Renascimento”, publicação que leva a assinatura do professor Antônio Lopes de Sá. Trazendo um pouco da história da contabilidade e o das famosas partidas dobradas, adentra-se a um passado onde a contabilidade foi capaz de revolucionar e trazer novos rumos para as empresas, proporcionando um melhor controle de patrimônio.
Capítulo I O Ambiente Histórico da Era das Partidas Dobradas
“A era do desenvolvimento das partidas dobradas é de mudanças profundas e do aparecimento de grandes gênios do pensamento humano.” (p.7)
“A partida dobrada evoluiu na Itália em uma era de início dos chamados “Anos de Ouro”, defluentes de profundas modificações das estruturas do regime medieval, sob a égide de uma mescla de

Relacionados

  • contabilidade historia
    15824 palavras | 64 páginas