Lubrificantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lubrificar é interpor uma película de um fluido adequado, entre superfícies dotadas de movimento relativo,de modo que este se realize sem aquecimento excessivo e sem desgastes. Os lubrificantes podemser gasosos, líquidos, semi-sólidos e sólidos.Os mais práticos e de utilização mais comum são os líquidos e os semi-sólidos, representados pelos Óleos e pelas Graxas. Entre os sólidos, estão assubstâncias como: grafita, mica, e películas produzidas na superfície pelo lubrificante. Os Óleos podem ser utilizados tais como são feitos, se a viscosidade for adequada, ou mesclados com óleos dediferentes viscosidades para se obter uma viscosidade intermediária. Existem também os compostos ou providos de substâncias especiais que lhes conferem novas ou aperfeiçoadas características.

Lubrificarmáquinas é preciso Mas é melhor usar graxa ou óleo?

Na indústria é fato sabido que a melhor forma de reduzir desgastes e impactos entre duas superfícies é através da lubrificação. Mas, quais aspropriedades físico-químicas e funções dos vários produtos existentes?

Alexandre Comitti

Elementos mecânicos como engrenagens, mancais, cilindros, superfícies planas deslizantes, e outros, sãopassíveis de lubrificação (figura 1).Como alguns elementos não fazem parte de uma mesma família, com características comuns, estas questões devem ser consideradas quando é realizado um Plano de Lubrificação. Nacriação de um plano de lubrificação, o primeiro passo é distinguir onde serão usados a graxa e o óleo lubrificante, pois, há uma grande diferença nos dois processos, a começar pela composição de ambos.Existem lubrificantes gasosos como o ar, e sólidos como a grafita e a mica. Entretanto, na indústria são usados em maior escala os líquidos (óleos) e semi-sólidos (graxas).
ÓLEOSLUBRIFICANTESLubrificantes líquidos são os mais empregados na lubrificação. Podem ser subdivididos em: minerais puros, graxos, compostos, aditivados e sintéticos. Os óleos minerais puros são obtidos da destilação e...
tracking img