Lubrificantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lubrificação pode ser definida como a utilização de substâncias especiais (lubrificantes) entre duas superfícies em contato, com a finalidade de reduzir o atrito – e consequentemente o desgaste –entre elas.

O lubrificante é uma substância simples ou composta, ou mesmo uma mistura de substâncias, capaz de satisfazer aos requisitos da lubrificação industrial. Os lubrificantes podem serclassificados quanto ao estado físico (gasosos, líquidos, pastosos e sólidos) ou quanto à origem (naturais e sintéticos).

Lubrificantes gasosos são usados em casos especiais, em lugares onde não sejapossível a utilização dos tipos convencionais de lubrificantes líquidos. Têm-se como exemplo de lubrificantes gasosos: ar seco, argônio seco, nitrogênio e certos gases halogenados.

Os lubrificantes noestado líquido são os mais utilizados porque podem penetrar com grande facilidade através de partes móveis pela ação hidráulica (como no pistão de um motor à combustão), mantendo-as separadas. Alémdisso, os esse tipo de lubrificante age como um fluido resfriador. Óleos minerais, óleos graxos (gordura animal ou vegetal) e óleos sintéticos são exemplos deste tipo.

Os pastosos – semi-sólidos ougraxas – são dispersões estáveis de sabões (ésteres de ácidos graxos, como, por exemplo, estearato de sólido) em óleos minerais ou, menos usualmente, em óleos sintéticos. As graxas apresentam-se comdeterminadas textura e consistência, que dependem do tipo de sabão empregado. A textura poderá ser fibrosa, untuosa ou amanteigada. A fabricação desse tipo de lubrificante cresceu junto com o aumento douso e aperfeiçoamento de mancais de rolamentos entre outras utilizações as quais exigem vedação e amortecimento de impactos (encaixe entre uma carreta e um caminhão).

O estado sólido doslubrificantes é o menos usual. Normalmente, é usado o pó de grafite entre as superfícies. As pequenas esferas de grafite funcionam, analogamente, a bolinhas de gude colocadas embaixo de uma tábua, irão...
tracking img