lubgf

1625 palavras 7 páginas
Colégio Estadual Governador Lomanto Junior
Aluna: Lucimara F. Fernandes
Professor: Paulo
Data: 16/08/2014
Serie: 1º Tuma: 01 Turno: Matutino

INDICE

Potencial Econômico das Bacias Sedimentares Brasileiras

Aquífero

Petróleo

Gás Natural

Carvão Mineral

Xisto Betuminoso

Bibliografia

Potencial Econômico das Bacias Sedimentares Brasileiras As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral, ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras ou rios; e materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia.

Na maioria dos casos as bacias sedimentares estão localizadas em regiões limítrofes de placas tectônicas e podem ser: bacias extensionais, bacias colisionais, bacias transtensionais e bacias intra-cratônicas. O Brasil tem cerca de 60% de seu território ocupado por bacias sedimentares dividas em três tipos: as de grande extensão, como as bacias Amazônica, do Parnaíba (ou Meio-Norte), do Paraná (ou Paranaica) e a Central; as de menor extensão, como as bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco (ou Sanfranciscana), do Recôncavo Tucano e a Litorânea; e, ainda bacias muito pequenas denominadas de bacias de compartimento de planalto, como as bacias de Curitiba, Taubaté e São Paulo, entre muitas outras.
O que é um Aquífero Um aquífero é toda formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possua permeabilidade suficiente para permitir que esta se movimente. São através dos aquíferos que os cursos de águas superficiais (rios, lagos, nascentes, fontes, pântanos e afins) são mantidos estáveis e o excesso de água é evitado através da absorção da água da chuva. Aquíferos

Relacionados