Luann legalzao!!!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO BEATÍSSIMA VIRGEM MARIA
Av. Morumbi, 8652 CEP: 04703-002 Brooklin SP Fone: 5542-8700




LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA 30 ANO DO EM
( revisão dos principais tópicos do trimestre)
ALUNO: Nº:
SÉRIE: DATA: VALOR:
PROFESSOR: José Dimas Fialho NOTA:



Assunto:Princípios da conservação(trabalho.energia,impulso e quantidade de movimento)
Objetivos: Através de diversos exercícios poderem identificar os vários campos de aplicação,bem como os modos que se manifestam na natureza ,podendo assim classificá-las e distingui-las.
Alem de aproveitar a importância do conhecimento deste assunto ,mostrar como é sua exigência em relação aos vários vestibulares.

Obs.: Todas as questões devem ser bemjustificadas. BOM TRABALHO!!
Data da entrega : 17/08/09



1. (Puc-rio) Uma bola de tênis, de massa igual a 100 g, é lançada para baixo, de uma altura h, medida a partir do chão, com uma velocidade inicial de 10 m/s. Considerando g = 10 m/s£ e sabendo que a velocidade com que ela bate no chão é de 15 m/s, calcule:
a) o tempo que a bola leva para atingir o solo;
b) a energiacinética da bola ao atingir o solo;
c) a altura inicial do lançamento h.

2. (Uepg) Com base na figura a seguir, calcule a menor velocidade com que o corpo deve passar pelo ponto A para ser capaz de atingir o ponto B. Despreze o atrito e considere g = 10 m/s£.

[pic]


3. (Unifesp) A figura representa um pêndulo balístico usado em laboratórios didáticos.

[pic]

A esfera disparada pelolançador se encaixa em uma cavidade do bloco preso à haste - em conseqüência ambos sobem até ficarem presos por atrito em uma pequena rampa, o que permite medir o desnível vertical h do centro de massa do pêndulo (conjunto bloco-esfera) em relação ao seu nível inicial. Um aluno trabalha com um equipamento como esse, em que a massa da esfera é me = 10 g, a massa do bloco é m½ = 190 g e a massa dahaste pode ser considerada desprezível. Em um ensaio experimental, o centro de massa do conjunto bloco-esfera sobe h = 10 cm.
a) Qual a energia potencial gravitacional adquirida pelo conjunto bloco-esfera em relação ao nível inicial?
b) Qual a velocidade da esfera ao atingir o bloco? Suponha que a energia mecânica do conjunto blocoesfera se conserve durante o seu movimento e adote g = 10 m/s£.4. (Puc-rio) Durante o momento do saque, em uma partida de voleibol, a velocidade da bola é alterada de zero até 20,00 m/s. A mão do jogador, durante o saque, permaneceu em contato com a bola por 0,02 s. Considerando a aceleração constante, e que a bola nesse intervalo se movimenta horizontalmente, determine o deslocamento da bola durante o período em que a mão do jogador esteve em contato comela.
a) 0,10 m
b) 0,20 m
c) 0,30 m
d) 0,40 m
e) 0,50 m

5. (G1) Com o auxílio de um guindaste, uma plataforma de massa 5 kg é utilizada para erguer, desde o solo até a altura de 5 m, a atriz que será destaque de um dos carros alegóricos da escola de samba Unidos da Lua Cheia, cuja fantasia tem massa de 25 kg.

[pic]

Dado: g = 10 m/s£
Se o trabalho que o peso do conjunto atriz + fantasia+ plataforma realiza durante esse deslocamento tiver módulo igual a 4 500 J, a massa da atriz será, em kg, igual a
a) 90.
b) 75.
c) 60.
d) 55.
e) 40.

6. (Unesp) O teste Margaria de corrida em escada é um meio rápido de medida de potência anaeróbica de uma pessoa. Consiste em fazê-la subir uma escada de dois em dois degraus, cada um com 18 cm de altura, partindo com velocidade máxima econstante de uma distância de alguns metros da escada. Quando pisa no 8¡. degrau, a pessoa aciona um cronômetro, que se desliga quando pisa no 12¡. degrau. Se o intervalo de tempo registrado para uma pessoa de 70 kg foi de 2,8 s e considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s£, a potência média avaliada por este método foi de
a) 180 W.
b) 220 W.
c) 432 W.
d) 500 W.
e) 644 W.

7....
tracking img