Lual

Páginas: 13 (3052 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE MICROBIOLOGIA CORREÇÃO - QUESTÕES

1- Cite e descreva a quais consequências os profissionais da saúde estão vulneráveis.

ACIDENTE COM MATERIAL PERFURO CORTANTE, Contato com produtos químicos - Mais acentuado no ambiente hospitalar, seja durante o manuseio de medicamentos - que acabam sendo inalados quando de seu preparo -, seja pelo contato com produtosutilizados em desinfecção, esse fato igualmente não recebe a devida atenção.
CONTATO COM SECREÇÕES E ELIMINAÇÕES - A probabilidade de adquirir uma doença infecto-contagiosa representa sério problema entre os profissionais de saúde. Para sua minimização, as instituições devem dar especial atenção aos programas de educação continuada, vacinação, monitoramento periódico da incorporação de novos hábitos efiscalização da utilização dos equipamentos de proteção individual.
ESTRESSE - O permanente convívio com situações- limite faz com que o profissional de saúde tenha maior susceptibilidade ao estresse, seja devido ao contato com a miséria e o sofrimento humanos, seja pela impotência diante da dimensão dos problemas, dificuldades e complexidade do trabalho em equipe. No caso da mulher, soma-se aindaa percepção de desvalorização de seu trabalho e a sobrecarga de atividades externas (o cuidado com familiares e a casa, por exemplo).
IRRITAÇÃO, CANSAÇO E DESÂNIMO - Freqüentes no dia-a-dia, estes problemas refletem as condições insatisfatórias de trabalho, merecendo investimento sério e urgente. O trabalho da enfermagem, além de desgastante e pesado, em geral não tem o devido reconhecimento -como melhores salários, benefícios e valorização - dos responsáveis por seu gerenciamento.

2- Explique a origem dos vírus, bactérias e dos seres vivos.

O reino Monera é formado por seres muito simples, unicelulares, cuja única célula é envolvida por uma membrana. O material genético (DNA) responsável por sua reprodução e todas suas características encontra-se espalhado no seu interior.
Acélula que não apresenta uma membrana envolvendo o material genético, ou seja, não possui um núcleo delimitado ou diferenciado do seu restante, é chamada de célula procariótica. Portanto, o reino Monera é formado por seres Procariontes, como as bactérias e algas azuis (cianofíceas). Muitas bactérias são capazes de causar doenças como hanseníase, tétano, tuberculose, diarréias e cólera.
O reinoAnimalia é o que reúne o maior e mais variado número de espécies.
Nele estão os homens, répteis, insetos, peixes, aves e outros animais. E também os vermes, que são parasitos e causadores de doenças como a ancilostomíase, conhecida como amarelão, e a ascariose, causada pelas lombrigas.
O filo artrópode inclui-se no reino animal e reúne os ácaros - que são transportados pelo ar e causam a sarnae alergias respiratórias - e os carrapatos (aracnídeos). Ambos parasitam o homem.
Os vírus não pertencem a nenhum reino. Não são considerados seres vivos pois não são formados nem mesmo por uma célula completa. São parasitos obrigatórios, só se manifestam como seres vivos quando estão no interior de uma célula. Causam diversas doenças, como caxumba, gripe e AIDS, por exemplo.

3- Cite eexplique as formas de associações entre os seres vivos.

Associações positivas ou harmônicas
Nas relações harmônicas, as partes envolvidas são beneficiadas e, quando não existem vantagens, também não há prejuízos para ninguém.
O comensalismo, o mutualismo e a simbiose são tipos de relações harmônicas.
No comensalismo, uma das espécies envolvidas obtém vantagens, mas a outra não é prejudicada.Exemplo: a ameba chamada Entamoeba coli, que pode viver no intestino do homem nutrindo-se de restos alimentares e jamais causar doenças para o hospedeiro.
O mutualismo é a relação em que as espécies se associam para viver de forma mais íntima, onde ambas são beneficiadas. Exemplo: os protozoários e bactérias que habitam o estômago dos ruminantes e participam na utilização e digestão da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!