Lpt - atividade pratica avaliativa i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENIEL FERREIRA ALVES
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

ATIVIDADE PRÁTICA AVALIATIVA I
PRODUÇÃO DE TEXTO

Questão 1
Leia o texto A Leitura, de Alberto Caldas (disponível no link “Leituras” da Unidade 1) e responda:

a. De que trata o texto?
O texto trata do conflito e peculiaridades existentes entre o leitor e o texto e ao mesmo tempo, apresentaformas e diretrizes abordadas pelo autor de como uma leitura deve ser visualizada.


b. Cite e comente três argumentos utilizados pelo autor para defender sua tese.
1º argumento: “Quem procura a leitura de um texto não pode esquecer que ele é procurado por algo que nos falta.”
Há sempre um objetivo ao lermos um texto: relaxamento, terapia ou divertimento; sanar dúvidas, adquirirconhecimento etc. A procura por informações de diversas ramificações está presente na vida do ser humano, visando preencher lacunas ou dados distorcidos ou não confirmados, afim de suprir as necessidades intelectuais existenciais.


2º argumento: “A leitura é diálogo de discordância. Sem discordância não há entendimento.”
O contra-texto, contra-ver, contra-sentir e o contra-criar alimentam oentendimento de uma leitura. Ao lermos, estamos diante de uma voz alheia às nossas premissas que debatem entre si gerando cartas de ganhador e perdedor. No entanto, o leitor, apesar de todos os possíveis conflitos gerados durante a leitura, alimenta o seu senso do certo ou errado.


3º argumento: “Ler, deixando o outro falar enquanto calamos e porque calamos, é respeitar sua existência nãoenquanto homem, mas enquanto texto: deixamos de existir não por alguém mas por algo.”
Ao lermos um texto, o eu do leitor deve diminuir e o texto crescer, devemos liberar espaço para o texto acima das teorias e conceitos já existentes em nós, devemos “ouví-lo e sentí-lo” e para ser mais exato ainda, o eu do leitor deve inexistir para que não esteja “armado” durante a leitura impedindo-o de extrair aessência do texto.


c. Explique a que conclusão o autor chega?
A conclusão do autor é que um texto só existe se, e somente se, o leitor renegá-lo, criá-lo, recriá-lo e descriá-lo, interagir com a sua discordância, conflitos, o seu eu, a sua existência, abdicar os seus próprios conceitos e teorias para que o resultado do embate entre o leitor e o texto seja o entendimento.


d. Com basena leitura do texto, elabore um parágrafo, apresentando sua posição em relação ao assunto.
Sobre o texto “A Leitura” de Alberto Caldas, concordo com os mecanismos apresentados pelo mesmo. O famoso dito popular “o preto no branco – o texto” para que haja significado e seja capaz de transformar algo em nós através da sua essência, somente submetê-lo à leitura não é o suficiente, mas sim,encaminhá-lo ao processo minucioso de filtragem e pareceres opostos onde haverá neste campo de batalha discordâncias, concorrência de pensamentos e desequilíbrio de forças antes em repouso. Comparo o embate entre o leitor e o texto como “a convergência de forças de sentidos opostos e igual intensidade, que surge entre valências em dois mundos imaginários.”, Kurt Lewin,http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito. onde o entendimento será o elemento resultante.


Questão 2
Em um texto publicado na revista Veja de 31/8/05, o autor questiona a habilidade de leitura dos seus leitores, ressaltando que recebe muitas críticas apoiadas no que as pessoas acham que ele disse. Entre outras coisas, o texto traz o seguinte: “O que está escrito no texto não é considerado. Portanto, (os leitores) tiramconclusões, assestam ataques e dirigem vitupérios ao que acham haver sido dito, mas que, na realidade, não está escrito. (...) Os missivistas não leram com atenção o ensaio. Responderam emocionalmente ao que pensam que o autor quis dizer. Só que o autor quis dizer exatamente o que escreveu, e não o que imaginam haver dito.”

Elabore um texto dissertativo, respondendo às questões a seguir. Não se...
tracking img