LPA Apostila Mod02

555 palavras 3 páginas
MÓDULO 2 - Variáveis
Quando somamos mentalmente três números, por exemplos, armazenamos os valores em nossa mente. Pois bem, o computador precisa também armazenar esses valores assim que o usuário digita alguma coisa. Além disso, o computador precisa identificar que tipo de informações será trabalhado. Serão números, caracteres, frases? E de que tipos serão? Números reais? Inteiros?
Por analogia podemos comparar a memória do computador como uma seqüência finita de caixas, onde cada caixa guarda um tipo de informação,.
O computador, para poder trabalhar como alguma destas informações, precisa saber onde, na memória, o dado está localizado.
Portanto, cada caixa ou posição de memória, possui um endereço, ou seja, um número representado através da notação hexadecimal que indica o endereço de memória onde está armazenada a informação.

Endereço Físico

Informação

7000: B128

„Joyce‟

8900: 138D

23695

2000: 0007

„J‟

Sendo os endereços lógicos “caixas”, que num dado momento guardam algum tipo de informação é importante saber que esses dados não permanecem por muito tempo, ou seja, não são permanentes. Vimos no exemplo acima que os dados podem ser diversos, a caixa com o endereço 7000 : B128 recebeu o texto: Rumo ao
Hexa, mas em outro momento ele pode receber uma outra frase qualquer. Com isto queremos dizer que o conteúdo destas caixas (endereços lógicos) podem mudar a qualquer momento e sofrer alterações em seus conteúdos. Daí vem o nome utilizado para esta representação: variáveis, pois variam durante cada execução do programa. Os nomes das variáveis são atribuídos pelo usuário

1

As variáveis e as constantes podem ser basicamente de quatro tipos: Inteiro, real, caracteres e lógicas.

TIPO

Descrição

INTEIRO:

qualquer número inteiro, negativo, nulo ou positivo
Ex.: -45, 1, 0, 5

REAL:

qualquer número real, negativo, nulo ou positivo
Ex.: -1, -0.5, 0, 7, 8.5

CARACTER:

qualquer conjunto de caracteres alfanuméricos
Ex.: “AB”, “ 123”, “ A123” , “CASA”

LÓGICO:

Relacionados