Louis Malaguzzi

4515 palavras 19 páginas
REGGIO EMILIA- Onde tudo começou.

A pedagogia de Reggio Emilia tem suas origens numa aldeia muito devastada pela guerra chamada Villa Cella, na região de EMILIA ROMAGNA, na Itália. Surgiu em 1945, quando o país vivia o final da ditadura Fascista e da Segunda Guerra Mundial. Era, portanto, um momento em que o desejo de mudar e criar um mundo livre da opressão incitava homens e mulheres a reunir suas forças e construir com suas próprias mãos as escolas para seus filhos. A construção foi realizada através da venda de carros bélicos e cavalos abandonados pelos alemães na fuga do final da guerra.
Numa cidade próxima dali onde morava um jovem jornalista chamado Lóris Malaguzzi toma conhecimento do movimento que os integrantes da província de Villa Cella estavam a realizar, assim ele toma partido da causa nobre, bastante entusiasmado e contagiado com o empenho dos cidadãos de Villa Cella. oferecendo sua ajuda para o desenvolvimento desse projeto com seus diversos conhecimentos.
Lóris Malaguzzi assumiu junto com a comunidade esse sonho que surgiu em cima de uma guerra que causou muita destruição, inclusive para as crianças onde muitas ficaram órfãs de pai e mãe.
Sendo inaugurada a primeira escola municipal em 1963 focada na educação infantil, construída de madeira, no inicio não abrigava uma grande demanda de crianças. Onde ela foi destruída pelo fogo após três anos de sua construção.
Logo os moradores da cidade de Villa Cella e das comunidades vizinhas tiveram que mais uma vez juntar força e união para assim realizar a construção de uma nova escola. Sendo construída em alvenaria e batizada de Scuola Robinson; nome dado em homenagem ao soltado herói romanesco Robinson Crusoé.
Foram criadas pré-escolas que se mantiveram em operação, sob o comando da própria comunidade local, até 1967, quando, então, foram transferidas para o governo da cidade onde um dos motivos foi à falta de verba para garantir o crescimento educacional das crianças.
Apesar do desejo de união e

Relacionados

  • cade o brincar
    56190 palavras | 225 páginas
  • O que é história cultural
    85149 palavras | 341 páginas
  • Code Block
    70021 palavras | 281 páginas
  • ABORDAGENS CURRICULARES
    42187 palavras | 169 páginas