Louis kahn - biblioteca exeter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura e Urbanismo

A biblioteca Exeter, criada pelo arquiteto Louis Kahn, projetada em 1965, concluída em 1972, mostra um dos elementos mais conhecidos dostrabalhos de Kahn, o seu jeito de trabalhar com as luzes naturais, neste projeto ele conseguiu fazer com que as aparências dos espaços mudem de acordo com a época doano, pelas diferenças de incidência de luz, existem elementos na construção que direcionam a luz pelos ambientes para espalhar a claridade. Para Kahn a luz não ésomente o que torna coisas visíveis, mas sim uma substância. Luz é matéria e toda matéria é luz.
Kahn conseguiu com sua franqueza construir com durabilidade um dos grandesmonumentos da história, um grande clássico do espaço e organização, as salas de leituras são corredores centrais, cercados por varandas que se poder visualizar oátrio, nesses corredores se encontram as pilhas de livros, a diagonal é um espaço com grandes aberturas circulares nas paredes internas que definem a área central, Kahnconseguiu com espaços e formas fazer um amplo espaço adaptável de uso para um sistema de funcionamento. A biblioteca possui vários ambientes, incluindo salas de estudoscom lareiras, salas de músicas e vídeos, disponibiliza espaços culturais e suas divulgações, incluindo também no último pavimento salas privadas para reuniões.
Seuexterior não revela com rapidez o seu interior, Kahn teve que usar tijolos, a única regra que ele deveria seguir, já que era o principal elemento do Campus. A parteinterna é rica em detalhes, o uso predominante do cimento e da madeira é marcado por formas geométricas, deixando o ambiente mais simétrico e esteticamente atraente.
tracking img