Loucosa

948 palavras 4 páginas
Nome: Lucas Santos Lubrificação
É o processo ou técnica utilizada na aplicação de uma camada chamada lubrificante com a finalidade de reduzir o atrito e o desgaste entre duas superfícies sólidas em movimento relativo, separando-as parcialmente ou completamente. Além de separar as superfícies, a camada também tem a função de retirar do sistema o calor e detritos gerados na interação das superfícies. O lubrificante pode ser constituído por uma variedade de líquidos, sólidos ou gases, puros ou em misturas.
Organização da lubrificação
Quando existe um movimento relativo entre duas superfícies próximas entre si pode existir um atrito. O mecanismo deste atrito assume características distintas em função da rugosidade das superfícies e da distância entre elas. Para definir o tipo de regime de lubrificação usa-se a razão entre a distância entre as superfícies de deslizamento e a rugosidade combinada das superfícies de deslizamento. A organização da lubrificação se divide se em tres grupos
Lubrificação hidrodinâmica: A lubrificação hidrodinâmica é considerada uma das áreas mais importantes da tribologia. Ela ocorre quando duas superfícies em movimento relativo são separadas por uma película de um fluido lubrificante.
Lubrificação marginal: É a forma mais extrema de lubrificação. Isto acontece quando a espessura do filme de fluido lubrificante entre as superfícies deslizantes é menor que a rugosidade combinada das duas superfícies. Neste caso existe contato metal/metal e a força de sustentação da carga é suportada pelo contato entre as asperezas lubrificadas. Neste caso não existe pressão hidrodinâmica, mas sim pressão devido ao contato entre as asperezas das duas superfícies.
Lubrificação mista: É comum classificar os modos de lubrificação como marginal ou hidrodinâmico. Porém, é sabido que uma considerável proporção de mancais pode trabalhar com uma mistura de ambos os mecanismos ao mesmo tempo. Um mancal hidrodinâmico pode ter algumas

Relacionados