Loteamento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
P l a n e j a m e n t o U r b a n o

L O T E A M E N T O G E T Ú L I O V A R G A S

P e l o t a s / R S

O presente projeto de planejamento urbano visa identificar a situação atual dos aspectos do Loteamento Getúlio Vargas, dimensionando problemas e sugerindo ações futuras que possam corrigir atuais distorções e atender a demanda da população local no espaço em estudo.Acadêmicos:
Gil Passos
Humberto Souza
Samir Samara
Samuel Fleck


Pelotas, novembro de 2011




AMBIENTAÇÃO / PANORAMA HISTÓRICO

O Loteamento Getúlio Vargas é uma área localizada ao norte da cidade de Pelotas (latitude 31°42'8.37"S - longitude 52°18'42.47"W), inserido na periferia, dentro da área administrativa Três Vendas (a maior dacidade). Classificada pelo III Plano diretor de Pelotas como Área Especial de Interesse Social: “...são porções de território do Município, destinadas prioritariamente à recuperação urbanística e ambiental, à regularização fundiária e à produção de Habitação de Interesse Social (HIS)” (III Plano Diretor de Pelotas).

A ocupação urbana foi promovida pelo município, consolidada ao longo de mais detrês décadas, com o intuito de assentamento de população carente e oriunda de áreas de risco. Formado por 62 quarteirões, possui área total de 330 ha (3.300.000 m²).




D I A G N Ó S T I C O



INFRA-ESTRUTURA

O assentamento apresenta infra-estrutura urbana bastante precária de ações estatais, constatou-se através de pesquisa de campo que não há pavimentação, com exceção da RuaLeopoldo Brod que tangencia o loteamento ao sul.

A rede de distribuição de energia elétrica é existente e fornecida pela empresa CEEE, bem como iluminação pública.

O saneamento básico é precário, pois a área não está dotada de redes de esgoto tampouco drenagem. Não há reservatório de água no local, sendo que a distribuição fornecida pela prefeitura, através da empresa pública SANEP,não atende toda a área do loteamento de maneira satisfatória.



FÍSICO-TERRITORIAL

A área de regularização fundiária, pois não há registros escriturários dos terrenos, apenas ocupação através de posse.

(INSERIR MAPA EXPLICATIVO).

SÓCIO-ECONÔMICOS

Na área encontra-se assentada uma população urbana de 1766 famílias que possuem renda familiar inferior a três saláriosmínimos (dados da secretaria de Habitação do município de Pelotas/RS).

O lotemento dispõe de creches, escolas de ensino fundamental e médio e postos de saúde, porém através de entrevistas com os moradores do bairro, constatou-se que esta rede não é suficiente para atender toda a demanda de estudantes local.

Encontra-se estruturada associações comunitárias do tipo Associação deMoradores.

AMBIENTAIS

A Área em estudo dispõe de coleta regular de lixo, que conforme constatado, não supre as necessidades dos moradores. Também existe no local transporte coletivo, que abrange reduzido trajeto dentro do loteamento, em horários escassos.

(INSERIR MAPA EXPLICATIVO).

DEMOGRÁFICOS

Na área encontra-se assentada uma população urbana de 1766 famílias quepossuem renda familiar inferior a três salários mínimos (dados da secretaria de Habitação do município de Pelotas/RS).



P R O G N Ó S T I C O

FALTA FAZER

A Ç Õ E S F U T U R A S

Sabe-se que o crescimento econômico das últimas décadas não trouxe mudanças significativas para modificar o quadro de desigualdade social da população brasileira, em que o processo de concentração de rendanas mãos de uma minoria da população se aprofundou e, apesar de ter havido uma melhora relativa no nível de qualidade e expectativa de vida populacional, continua em ritmo acelerado o processo de exclusão social.

Têm-se que a falta de investimentos na região sul do estado, marca a realidade local na cidade de Pelotas como preocupante, constata-se que parte da população vive na linha de...
tracking img