Lote econômico de compra - lec

LEC

Vimos que o LEC é utilizado para o cálculo do lote econômico, determinando assim quando fizer o pedido de reposição de matérias-primas e qual a quantidade idealpara se encomendar (comprar) para obter a maior economia.

Estoque custa dinheiro, principalmente em ternos de custos de estocagem e custos de pedido, os quais são:• Custos de estocagem: são os custos arcados pela manutenção de um estoque de matérias-primas. São exemplos desses tipos de custos o custo de armazenagem, os custoscom seguros, margens de perda, roubo ou deterioração e etc.;

• Custos de pedido: incluem todos os custos associados com o pedido de estoques, entre os quais são mão deobra e formulários.

Suponhamos que o abastecimento de determinado material seja feito à razão de 20.000 unidades ano. Como será a compra ideal deste material?Faremos compras em parcelas mensais, trimestrais ou semestrais? Se comprar todo dia é impraticável; se comprarmos uma única vez vai depender de termos capacidade de armazenamentosuficiente. Então, o LEC, ou Lote econômico de Compras, é a solução para encontrarmos uma quantidade ideal, de maneira a minimizar o custo total de reposição. Se formosrepresentar o LEC em um gráfico, ele teria esse aspecto:

[pic]

Estoque de segurança:




[pic]




[pic]




Resumindo, a logística existe para que oestoque seja posicionado no momento e no local certo, para transferência de propriedade ou agregação de valor. Uma empresa não tem o que vender se não for capaz de atender, demaneira consistente, às exigências de prazos e lugar. Assim, para alcançar essas exigências satisfatoriamente, o trabalho da logística deve ser executado de maneira integrada.