Loredana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CRIMINOLOGIA – AULA 1
Professora Ana Clara
1. AS DIFERENTES ABORDAGENS DO CRIME
□ Direito Penal – Abordagem legal e normativa: crime é toda conduta prevista na lei penal e somente aquela aque a lei penal impõe sanção.
□ Sociologia - Abordagem social: delito é a conduta desviada, sendo os critérios de referencia para aferir o desvio as expectativas sociais. Desviado será umcomportamento concreto, na medida em que se afaste das expectativas sociais em um dado momento, enquanto contrarie os padrões e modelos da maioria.
□ Segurança Pública - Abordagem fática: o crime éa perturbação da ordem pública e da paz social, demandando a aplicação de coerção em algum grau.
□ Criminologia – Abordagem global: o crime é um problema social e comunitário. Não émera responsabilidade do sistema de justiça: ele surge na comunidade e é um problema da comunidade.

2. CONCEITO DE CRIMINOLOGIA
□ Ciência que estuda o fenômeno e as causas dacriminalidade, a personalidade do delinqüente e sua conduta delituosa, e a maneira de ressocializá-lo." (Sutherland).

□ Ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa doinfrator, da vítima, do controle social e do comportamento delitivo, buscando informações sobre a gênese, a dinâmica e as variáveis do crime, a fim de embasar programas de prevenção criminale técnicas de intervenção positiva no homem delinqüente (Gomes).




3. OBJETOS DA CRIMINOLOGIA:
□ O crime, o criminoso, a vítima e o controle social.

3.1. O Crime:
□ Incidênciamassiva na população;
□ Capacidade de causar dor e aflição;
□ Persistência espaço–temporal;
□ Falta de consenso social sobre as causas e sobre técnicas eficazes de intervenção;□ Consciência social generalizada a respeito de sua negatividade

3.2. O criminoso:
□ Não é o pecador dos clássicos, não é o animal selvagem dos positivistas, não é o “pobre coitado”...
tracking img