Long term Evolution Advanced

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio em Debate

Um dos grandes desafios que as operadoras de telefonia móvel enfrentam é oferecer serviços de alta velocidade com um custo compatível.
Um dos grandes desafios para o LTEé oferecer taxas de transferências de 100Mb para downlink e 50Mb para uplink, claro que essas velocidades são teóricas e não possíveis já que o mesmo só seria possível mediante a uma célula exclusivapara um único usuário.
Uma alternativa seria na ampliação dos meios de transmissão com a instalação de novas antenas e novos sites para permitir uma melhor cobertura e velocidades para osusuários. Permitindo assim taxas de transferências maiores, porém para ser atingir a tão sonhada velocidade de 100Mb somente com o LTE Advanced e nas novas técnicas como Carrier Aggregation(CA) e CoMP.Mundialmente existem operadoras que já ofertam o LTE advanced(R10) como é o caso da Sul Coreana SK Telecom que permite velocidades de 150Mb, isso é possível graças as técnicas utilizadas de CarrierAggregation(CA) e multiponto coordenado(CoMP).
A técnica de Carrier Aggregation permite a utilização de duas portadoras para ampliar a largura de banda e com isso conseguir maiores velocidades. Issopermite aumentar as taxas em todas as áreas de cobertura seja perto ou nas bordas da célula.
No Brasil com a implementação das taxas de 700Mhz para o LTE isso poderia no futuro permitir aaplicação de tal técnica, uma vez que a CA permite a agregação de frequências diferentes como alta e baixa.


A técnica do CoMP ou Transmissão multiponto refere-se a uma vasta gama de técnicas quepermitem a coordenação dinâmica ou transmissão e recepção com várias eNBs separados geograficamente. Seu objetivo é melhorar o desempenho geral do sistema, utilizando os recursos de forma mais eficaz emelhorando a qualidade de serviço do usuário final.
A CoMP exige uma estreita coordenação entre várias eNBs separados geograficamente. Eles trabalham dinamicamente para fornecer de forma programada...
tracking img