Londres e paris no seculo xix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma sociedade se constituindo sob o dominio da produçao industrial, alicerçada nos principios do laissez-faire. É curioso como os pensadores franceses localizam a ameaça no campo politico. Por voltada metade do seculo, após o movimento de 1848, são inumeras as declaraçoes que exprimem o temor causado pela existencia de um contingente populacional novo e temivel pelas suas proporçoes. Frasescomo “Não há sociedade parisiense, não há parisienses, Paris é tao somente um acanpamento de nômades ” e “ a burguesia, ou melhor o povo elevado a riqueza pela ordem e pelo trabalho esta fadado a servitima desses barbaros...indicam a dificuldade em delimitar um campo especifico para a pobreza fora da politica . Tocqueville, que na introduçao do seu livro A Democracia na América considera a françao pais onde a grande revoluçao social fez progressos mais rapidos.
Michelet explica essa progressao do medo como fruto da insegurança que caracteriza a Nova burguesia (industrial), contrastando-acom a segurança da antiga burguesia de origem militar. A maioria dos governantes tem especulado sobre esse medo da burguesia, assustando-a em relaçao ao povo, atraves da associaçaopovo-terror-comunismo.
Diferentemente da inglaterra, a elaboraçao de uma figura especifica do trabalhador, diferenciada do enerico povo e constratada com o vagabundo e o criminoso, se processa com dificuldade nafrança do seculo XIX.
Tambem a relaçao entre trabalho e salario, e entre salario e roubo, são bastante imprecisas. Thiers declara, em 1850, existirem vagabundos com salarios consideraveis e vagabundosque por meios ilicitos ganham muito. Para ele, “são estes homens que formam não o fundo, mas a parte perigosa das grandes aglomeraçoes populacionais que merecem o titulo de multidao”. Tambem a Haussmannassusta o movimento constante da multidao, considerada por ele “ uma turba de nômades que, na melhor das hipoteses, busca a grande cidade para encontrar um trabalho mais ou menos regular, com a...
tracking img