Lonardo da vinci: cientista, artista e filósofo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lonardo da Vinci: cientista, artista e filósofo

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, é conhecido e admirado em todo o mundo por suas fantásticas obras-primas; tantona arte quanto na engenharia. Seus desenhos de anatomia como também seus projetos técnicos são conhecidos por um amplo público.
Nascido em Vinci – Valdarno – no ao de 1542, era filho ilegítimo dePiero da Vinci e de uma camponesa, Caterina, também de Vinci, em Florença. Leonardo foi educado no ateliê de um renomado pintor florentino, Verrocchio, no ano de 1470. Este fato constituiu uma experiênciafundamental para a sua formação. Também realizou estudos de matemática e perspectiva; dedicou muitos anos de sua vida ao estudo de anatomia e botânica; ocupou-se de problemas de geologia e fezprojetos mecânicos e arquitetônicos. Por volta de 1482, prestou serviços a Ludovico Sforza, o Mouro, em Milão; e lá permaneceu até 1499. Neste período escreveu vários tratados e desenvolveu atividadesrelacionadas à engenharia, também nesse período adquiriu maturidade artística. Trabalhou em Veneza, Roma e Bolonha e, passou seus últimos dias na França, em uma casa que lhe foi dada de presente pelo reiFrancisco I. Depois de um período de trabalho e pesquisa em Veneza e Florença, Leonardo entrou para o serviço militar de César Bórgia – mesmo compactuando de uma ideologia pacifista – na qualidade deengenheiro militar.
No ano de 1503, da Vinci retorna à Florença para se dedicar aos estudos de anatomia, dos quais, aliás, ficou muito famoso, e também a problemas relacionados à construção demáquinas voadoras. Uma de suas mais belíssimas obras, e também, a mais conhecida, Mona Lisa, é deste período. Em 1516 transfere-se para França na qualidade de pintor, engenheiro e arquiteto. Vem a falecer noano de 1519, como foi dito, sendo hóspede de Francisco I, no castelo de Choux.
Leonardo foi e é conhecido até hoje como pintor, suas duas magnum opus, a Mona Lisa e A Última Ceia são hoje as mais...
tracking img