Lombardia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Itália, com nome oficial de República Italiana, é um país localizado no centro sul da Europa que faz fronteira com alguns países, entre eles a França e a Suíça.
Um lugar recheado de história e com muita cultura, caminhos lindos e uma culinária riquíssima, assim é esse país.
 A Itália é dividida nas seguintes regiões: Abruzzo, Basilicata, Calábria, Campânia, Emilia-Romanha,Friuli-Venezia Giulia, Lácio, Ligúria,  Marche, Molise, Piemonti, Puglia(Apulia), Sardenha, Vale de Aosta, Toscana, Trentino Alto Ádige, Úmbria, Sicília, Vêneto e Lombardia, região que será estudada a seguir.

ORIGEM
Os lombardos eram um povo germânico escandinavo com grande capacidade militar. No ano de 568, os lombardos penetraram e conquistaram a região norte da península Itálica, liderados pelorei Alboíno. Após a conquista, nomearam a região de Lombardia, estabelecendo como capital a cidade de Pavia. Fizeram conquistas importantes até a região da Toscana e outras áreas ao sul da Península. O Reino Lombardo perdeu força e deixou de ser uma área autônoma em 774, quando começaram as conquistas dos francos, liderados por Carlos Magno.  Fundaram vários ducados na Itália, sendo osmais importantes:  - Lombardia Maior (região da Toscana e Itália setentrional): Ducado de Friul, Ducado de Verona, Ducado de Trento e Ducado de Tuscia. - Lombardia Menor (Itália centro-meridional): Ducado de Spoleto, Ducado de Benevento, Ducado de Cápua e Ducado de Salerno.
LÍNGUA LOMBARDA
O lombardo (língua lombarda), falado pelos lombardos era uma língua germânica. Entrou em declínio apartir do século VII e entrou em extinção a partir do século XI. Atualmente é uma língua considerada extinta.
REGIÃO
Essa região da Itália possui 9,7 milhões de habitantes e 23 854 km², cuja capital é Milão. Tem limites ao norte com a Suíça, a oeste com o Piemonte, a leste com o Vêneto e com Trentino-Alto Ádige, e ao sul com a Emília-Romagna. É a região mais populosa da Itália.
É composta dasseguintes províncias: Bérgamo, Bréscia, Como, Cremona, Lecco, Lodi, Mântua, Monza e Brianza, Pavia, Sondrio, Varese e sua capital Milão.
Um sexto da população italiana e um quarto dos imigrantes estrangeiros na Itália vivem em Lombardia. E apesar da religião católica ser muito forte as religiões com maior aprovação na Lombardia são a Nórdica e a Grega.
CULTURA
A grande inspiração de qualquerlombardo é o mestre Leonardo da Vinci, que brincou de médico com a Monalisa em Milão.
A riqueza da história da Lombardia encontra expressão nas obras de arte e nos monumentos presentes no seu território. Um patrimônio que pode contar com 300 museus e 300 mil bens culturais: desde a Última Ceia de Leonardo, celebre afresco do século XIV, ao Torreão Medieval de Cremona, com 110 metros de altura, atéo Teatro Scala de Milão, inaugurado em 1778 e transformado no célebre templo da lírica internacional.
ECONOMIA
Milão é a sede da Bolsa Italiana. Uma série de indicadores testemunha a vitalidade do sistema econômico lombardo o Produto Interno Bruto (PIB) atinge 296 milhões de euros e representa 20% do nacional. O PIB per capita supera os 29% da média nacional e dos 37% da média europeia. Em2006 a taxa de desocupação baixou a 3,3%, um dos mais baixos da Europa, menos da metade dos dados nacionais, por volta de 6,8%. No mesmo ano graças aos novos postos de trabalho, o número total de lombardos ocupados chegou a quase 4,3 milhões.
Os tradicionais pontos de força da economia lombarda são, sobretudo a moda e o design, setores onde o valor adjunto é fruto da criatividade e inovação. Mais dametade dos estilistas e designer italianos são lombardos. Assim como os eventos expositivos do setor. Para compreender o valor deste âmbito produtivo, basta pensar que, entre os 50 nomes mais conhecidos da moda internacional, muitos atuam na Lombardia: Armani, Prada, Versace, Dolce e Gabbana, Ferré, Krizia, Fiorucci. Somente em Milão se encontram 3.200 empresas de vestuários e 1.720 produtores...
tracking img