Lombalgia

TITULO: Estudo do tratamento da lombalgia crônica por meio da Escola de Postura

INTRODUÇÃO
As lombalgias são caracterizadas como quadros dolorosos nas regiões lombares inferiores,lombossacrais ou sacroilíacas da coluna vertebral. Acredita-se que a dor é proveniente de um desequilíbrio destas estruturas, acarretando uma sensação multidimensional que varia em cada paciente,dependendo da nocicepção individual.
As lombalgias afetam em torno de 80% dos indivíduos da população geral. A lombalgia crônica é multifatorial, apresentando causas distintas no seudesenvolvimento, sendo consideradas afecções neuromuscoesqueléticas, nas quais se constatam alterações neurológicas e biomecânicas, bem como aspectos psicológicos.
Em decorrência da extensapossibilidade de fatores que giram em torno da lombalgia crônica, a procura por um tratamento mais amplo, que pudesse abarcar os vários aspectos da doença, começou a ocorrer. É nesse contexto que surgem asEscolas de Postura (ou coluna).
O objetivo do presente trabalho foi analisar a resposta ao tratamento dos pacientes com dor lombar crônica, atendidos pela “Escola de Postura” doIMREA-HCFMUSP.

MÉTODOS
Foram selecionados, voluntária e aleatoriamente, 43 pacientes que apresentavam quadro de lombalgia crônica (12 semanas ou mais de dor).
Nesta instituição ospacientes participam de um programa educacional de trinta e quatro horas e quatro dias seguidos, desenvolvendo atividades teórico-práticas com retorno em dois meses, para as reavaliações os pacientes queparticiparam do estudo foram avaliados antes e depois de terem sido submetidos ao tratamento, por meio da utilização das escalas
(OLBPDQ), (EVA), além de um diagrama de representação corporal, queera preenchido pelos participantes.
A escala OLBPDQ é uma ferramenta importante para a avaliação de incapacidades causadas pelo quadro álgico, sendo utilizada há mais de 25 anos, e...