Lombalgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1194 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TITULO: Estudo do tratamento da lombalgia crônica por meio da Escola de Postura

INTRODUÇÃO
As lombalgias são caracterizadas como quadros dolorosos nas regiões lombares inferiores, lombossacrais ou sacroilíacas da coluna vertebral. Acredita-se que a dor é proveniente de um desequilíbrio destas estruturas, acarretando uma sensação multidimensional que varia em cada paciente,dependendo da nocicepção individual.
As lombalgias afetam em torno de 80% dos indivíduos da população geral. A lombalgia crônica é multifatorial, apresentando causas distintas no seu desenvolvimento, sendo consideradas afecções neuromuscoesqueléticas, nas quais se constatam alterações neurológicas e biomecânicas, bem como aspectos psicológicos.
Em decorrência da extensapossibilidade de fatores que giram em torno da lombalgia crônica, a procura por um tratamento mais amplo, que pudesse abarcar os vários aspectos da doença, começou a ocorrer. É nesse contexto que surgem as Escolas de Postura (ou coluna).
O objetivo do presente trabalho foi analisar a resposta ao tratamento dos pacientes com dor lombar crônica, atendidos pela “Escola de Postura” doIMREA-HCFMUSP.

MÉTODOS
Foram selecionados, voluntária e aleatoriamente, 43 pacientes que apresentavam quadro de lombalgia crônica (12 semanas ou mais de dor).
Nesta instituição os pacientes participam de um programa educacional de trinta e quatro horas e quatro dias seguidos, desenvolvendo atividades teórico-práticas com retorno em dois meses, para as reavaliações os pacientes queparticiparam do estudo foram avaliados antes e depois de terem sido submetidos ao tratamento, por meio da utilização das escalas
(OLBPDQ), (EVA), além de um diagrama de representação corporal, que era preenchido pelos participantes.
A escala OLBPDQ é uma ferramenta importante para a avaliação de incapacidades causadas pelo quadro álgico, sendo utilizada há mais de 25 anos, econsiderada padrão ouro na avaliação da evolução da lombalgia. A EVA consiste em auxiliar na aferição da intensidade da dor do paciente, sendo um instrumento importante para verificar a evolução do paciente durante o tratamento. O programa consistiu de uma avaliação do serviço médico, serviço social e psicológico aos pacientes encaminhados á Escola de postura com o intuito de verificar a elegibilidade aoprograma. O paciente preenchendo os critérios de elegibilidade era encaminhado a uma consulta médica seguida de aulas, uma a duas horas cada ministrada pelos diversos profissionais: médico, serviço social, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiro e professor de educação física, visando a orientá-los sobre noções de anatomia e biomecânica, causas de dor na colunae seus tratamentos, ergonomia e postura nas atividades de vida diária (AVDs) e nas atividades de vida prática (AVPs), atividades físicas e alterações emocionais. Os pacientes foram orientados a praticarem uma série de exercícios diários em seu domicilio consistindo de exercícios de alongamento das cadeias musculares da cintura escapular e pélvica, musculatura de membros inferiores, fortalecimentode glúteos, abdominais e quadríceps, bem como correção e conscientização corporal e da ergonomia.
Outro método eficaz que podem ser utilizados no tratamento de lombalgia é a crochetagem. A técnica baseia-se na utilização de ganchos ou “crochets”, que são utilizados na quebra de aderências do sistema músculos-esquelético. A fricção é realizada com o gancho, com o seu lado menor, dolado da convexidade deslizando de distal para proximal lentamente partindo da espinha ilíaca póstero superior até o processo espinhoso de L1 oito vezes seguidas optando pelo inicio do lado direito e o mesmo movimento de S3 manobra lado esquerdo, completando uma serie num total de três series com intervalos de dez segundos entre elas; a sessão dura de cinco a sete minutos.
O método...
tracking img