Loly

Páginas: 2 (256 palavras) Publicado: 3 de março de 2012
A diversidade dos seres vivos
SISTEMÁTICA OU TAXONOMIA
É a parte da Biologia que trata do estudo dos seres vivos, classificando-os em grupos ordenados (os táxons oucategorias hierárquicas), e estabelecendo um sistema natural de classificação.
Etimologicamente vem do grego: taxis = ordem e nomos = lei.
A Terra existe como planetaconsolidado há cerca de 4,5 bilhões de anos. Calcula-se, porém, que a vida só surgiu há um bilhão de anos atrás.
Eras, Períodos e Épocas geológicas se sucederam notranscorrer de muitos milhões de anos, durante os quais os seres evoluíram.
Desde os mais simples microrganismos, que proliferaram nos mares cambrianos, até osurgimento do homem, a biodiversidade foi fantástica.
A vida se diversificou por incríveis e surpreendentes caminhos.
Apareceram as plantas, os animais e seres que, aindahoje, são tão indefinidos nas suas formas e maneiras de viver que, por vezes, torna-se difícil identificar a sua verdadeira natureza. Os protozoários já foramconsiderados animais; alguns já estiveram em classificação de vegetais. Hoje, são todos enquadrados entre os protistas.
A tendência para classificar seres vivos ou brutos,reais ou imaginários, remonta à pré-história. Aos poucos, nossos ancestrais foram aprendendo a diferenciar plantas comestíveis das venenosas; os solos férteis dos estéreis;os metais mais apropriados para confecção de utensílios e armas. Ao longo da história, o homem aprendeu que a prática de classificar seres e objetos facilita amanipulação e a compreensão das entidades classificadas, além de permitir que seu estudo seja compartilhado entre pessoas, constituindo um eficiente método de comunicação.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Loly

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!