lol888999666

1068 palavras 5 páginas
Sismicidade Brasileira e Mundial
Sismicidade Mundial

A atividade sísmica mundial está concentrada nos limites das placas tectônicas. Cerca de 90% da atividade sísmica global se concentra nas regiões de fronteira das placas litosféricas, cuja ocorrência serviu na fundamentação da teoria das placas tectônicas.

Mapa da sismicidade mundial

No mapa, pode-se observar que existem estreitos e alongados cinturões de sismicidade, separando grandes regiões oceânicas e continentais entre si, mas deixando amplas áreas centrais livres de terremoto. A sismicidade ocorre mais intensamente ao longo do contato entre as placas (sismicidade inter-placa) e se torna muito branda no meio das placas (sismicidade intra-placa), como no Brasil.
Sismo
Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Os grandes sismos, quando ocorrem em zonas habitadas e têm efeitos catastróficos, são popularmente designados pelo termo terremoto. Para os pequenos sismos se costuma usar abalo sísmico ou tremor de Terra. Descrição do fenômeno sísmico
Só nos Estados Unidos ocorrem de 12 000 a 14 000 sismos anualmente (ou seja, aproximadamente 35 por dia). Baseado em registros históricos de longo prazo, aproximadamente 18 grandes sismos (terremotos ou terramotos, de 7,0 a 7,9 na escala de magnitude de momento) e um terremoto gigante (8 ou superior) podem ser esperados no período de um ano.
O sismo registado de mais alta magnitude de momento foi o Sismo de Valdivia ou "Grande Sismo do Chile" em 1960 que atingiu 9,5 na escala de magnitude de momento, seguido pelo sismo do Alasca de 1964 que atingiu 9,2 na mesma escala.
Tipos de sismos
Sismos de origem natural
A maioria

Relacionados