Lojica jit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Lógica JIT

O JIT (Just-In-Time) é um conjunto de atividades projetado para atingir a produção em alto volume, utilizando estoques mínimos de matérias primas, estoque intermediário e bens acabados. As peças chegam na estação de trabalho seguinte “justo a tempo”, são concluídas e atravessam a operação rapidamente. O Just-In-Time está também baseado na lógica de que nada será produzido até queseja necessário. A Figura 12.1 ilustra o processo. A necessidade é criada pelo produto sendo puxado em direção ao usuário. Quando um item é vendido, em teoria, o mercado puxa uma substituição a partir da última posição no sistema – a montagem final, nesse caso. Isso dispara um pedido à linha de produção da fábrica, onde um trabalhador, então, puxa outra unidade de uma estação anterior no fluxopara substituir a unidade tomada. Essa estação anterior, então, puxa da estação anterior seguinte a ela, e assim por diante, até a distribuição de matéria-prima. Para que esse processo “puxado” funcione de forma fluida, o JIT requer altos níveis de qualidade em cada etapa do processo, relações fortes com vendedores e uma demanda razoavelmente previsível para o produto final.
O JIT pode sercompreendido coloquialmente como o “JIT amplo” e o “JIT restrito”. O JIT amplo (freqüentemente chamado de produção enxuta) é a filosofia de administração de operações que procura eliminar a perda em todos os aspectos das atividades de produção de uma empresa: relações humanas, relações com o fornecedor, tecnologia e administração de materiais de estoques. O JIT restrito concentra-se mais especificamentena programação de estoques de bens e na provisão de recursos de serviços onde e quando necessário. Por exemplo, empresas como a Manpower Temporay Services e a Pizza Hut utilizam essencialmente sinais de “puxar” para satisfazer pedidos de substituição temporária de trabalhadores ou de pizzas sicilianas, respectivamente. Contudo, eles não integram necessariamente operações de outros aspectos dafilosofia JIT.

A ABORDAGEM JAPONESA À PRODUTIVIDADE

Para apreciar totalmente os elementos do JIT amplo, é útil revisar a história e a filosofia de sua aplicação no Japão. A capacidade dos fabricantes japoneses de competir na produção de alta qualidade e de baixo custo, que foi amplamente divulgada nos anos 70 e no início dos 80 (ver Figuras 12.2 e 12.3), ainda se mantém, apesar de seus atuaisproblemas econômicos. De fato, os japoneses detêm o domínio de mercado em televisões, em videocassetes, em câmeras fotográficas, em relógios, em motocicletas e em construção de navios, o qual eles estabeleceram há mais de 20 anos – em grande parte devido ao JIT.
Muitas pessoas acreditam que essas conquistas são atribuíveis a diferenças culturais. Elas visualizam os japoneses dedicando suas vidas asuas empresas e trabalhando muitas horas por salários abaixo do padrão, o que seria impensável nos Estados Unidos.
A evidencia, no entanto, é contraria a estas noções distorcidas. Consideremos o seguinte: em 1977, uma empresa japonesa chamada Matsushita comprou uma planta de televisão em Chicago de uma companhia americana. No contrato de compra a Matsushita concordou que todo o pessoal por horareceberia novo treinamento. Dois anos depois, eles ainda tinham essencialmente os mesmos 1.000 funcionários horistas e haviam conseguido reduzir o staff indireto em 50% (ver Figura 12.4). Além disso, durante o período, a produção diária havia duplicado. A qualidade, medida pelo número de defeitos por 100 TVs fabricadas, melhorou em 40 vezes. Os indicadores de qualidade externos também melhoraram.Enquanto a companhia americana (Motorola) havia gastos uma quantia de media de $16 milhões por ano em custos com seguros, as despesas da Matsushita foram de $2 milhões. (Esse valor refere-se ao dobro do número de aparelhos de televisão, o que resulta, então, em uma proporção real de 16 para 1). Essas são diferenças grandes – diferenças obtidas nos Estados Unidos com trabalhadores americanos. A...
tracking img