Logus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA

SUBJETIVIDADE

A psicologia é tida como o estudo do comportamento humano, porém dependendo da teoria estuda ela vai dar uma definição diferente para o objeto de estudo que é o homem.Ex.: psicanálise – inconsciente...
Para compreender melhor sobre a Psicologia é preciso criar uma definição que servirá como referência para as próximas aulas.
A Psicologia colabora com o estudoda subjetividade: é essa a forma particular, específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.
Nossa matéria-prima, portanto, é o homem em todas as suas expressões:- VISÍVEIS (nosso comportamento)
- INVISÍVEIS (sentimentos)
- SINGULARES (somos o que somos – únicos)
- GENÉRICAS (somos todos assim – parte da espéciehumana)
Podemos, portanto, sintetizar o termo subjetividade como:
- homem – corpo
- homem – pensamento
- homem – afeto
- homem – ação
Ouseja, a SUBJETIVIDADE é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiência da vida social e cultural.
É umasíntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social.
É o mundodas idéias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é, também, fonte de suas manifestaçõesafetivas e comportamentais.
O mundo social e cultural, conforme vai sendo experienciado por nós, possibilita-nos a construção de um mundo interior. São diversos fatores que se combinam e nos levama uma vivência muito particular.
Nós atribuímos sentido a essas experiências e vamos nos constituindo a cada dia.
A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar,...
tracking img