Logitca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGISTICA REVERSA

Operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais. Refere-se a todas as atividades logísticas de coletar, desmontar e processar produtos e/oumateriais e peças usados a fim de assegurar uma recuperação sustentável (amigável ao meio ambiente).
São materiais que voltam à empresa por algum motivo (devoluções de clientes,retorno de embalagens, retorno de produtos e/ou materiais para atender à legislação). Como é uma área que normalmente não envolve lucro (ao contrário, apenas custos), muitas empresasnão lhe dão a mesma atenção que ao fluxo de saída normal de produtos.
Reaproveitamento e remoção de refugo estuda e gerencia o modo como os subprodutos do processo produtivo serãodescartados ou reincorporados ao processo. Devido a legislações ambientais cada vez mais rígidas, a responsabilidade do fabricante sobre o produto está se ampliando. Além do refugogerado em seu próprio processo produtivo, o fabricante esta sendo responsabilizado pelo produto até o final de sua vida útil. Isto tem ampliado uma atividade que até então erarestrita a suas premissas.
Tradicionalmente, os fabricantes não se sentem responsáveis por seus produtos após o consumo. A maioria dos produtos usados são jogados fora ou incineradoscom consideráveis danos ao meio ambiente. Atualmente, legislações mais severas e a maior consciência do consumidor sobre danos ao meio ambiente estão levando as empresas a repensaremsua responsabilidade sobre seus produtos após o uso.
Um dos maiores problemas é a falta de sistemas informatizados que permitam a integração da Logística Reversa ao fluxo normalde distribuição. Por esta razão, muitas empresas desenvolvem sistemas proprietários ou terceirizam este setor para firmas especializadas, mais capacitadas a lidar com o processo.
tracking img