Logistica1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

 Nos nos dia de hoje, ouvimos falar e   vemos muito a palavra logística. Muitas pessoas acreditam que a logística está relacionada somente com transporte, muitos não tem a mínima idéia do que seja, outros acham que é alguma coisa relacionada com lógica ou entrega de um produto à um determinado local.
      A logística tem grande influência  em nossas vidas, principalmente nos diasde hoje.Todos os bens de consumo utilizam-se de processos logísticos até que estejam disponíveis para consumo no seu cliente final.

Atualmente no Brasil, devido à grande competitividade, as empresas estão na busca de métodos logísticos para melhor gestar, aperfeiçoando seus processos e assim também diminuindo custos. Porém nem todas as empresas conseguem chegar aos resultados esperados, épreciso muita dedicação e o dimensionamento adequado dos seus estoques.
Neste sentido, é necessário que a empresa busque processos de padronização que facilitem o controle de estoque, podendo assim atender rapidamente a cada pedido solicitado, mantendo uma relação de confiança com seus clientes. Nos estoques, quando lotados, é possível notar que escondem erros que muitas vezes acabam sendo descobertosna hora da venda. Portanto as empresas já podem contar com diversos programas que melhoram o fluxo dos estoques tornando mais fácil chegar ao resultado esperado.
Analisando assim, como funciona o controle logístico e as dificuldades encontradas, e comparando com a realidade da empresa.
Apesar de a logística ser um tema moderno, ela já era utilizada pelos militares desde os tempos bíblicos parao deslocamento de recursos, armazenagem e distribuição. Atualmente as empresas, tanto públicas como privadas, a adotam como uma vantagem competitiva, na busca de melhor agilidade e assim expandir seu mercado.
De acordo com Ballou (1993, p. 17):
Logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores,através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimenttação e armazanamento que visam facilitar o fluxo de produtos. A Logística é um assunto vital. É um fato econômico que tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geografica.
Através da logística as empresas podem reunir informações mais rapidamente a respeito de seus processos,e também manter um equilíbrio conforme a demanda, pois se a empresa demorar a reagir, o reflexo será a perda de vendas.
Conforme Bowersox, Closs (2001, p. 21):
O gerenciamento logístico inclui o projeto e a administração de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados, com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa.Levando em consideração que o objetivo principal da logística é ter os produtos e serviços no local desejado e no momento em que é solicitado com o menor custo possível. É preciso ter o domínio do fluxo de material e os serviços, gestando de forma conjunta todas as atividades logísticas da empresa.
O principal desafio da empresa para Bowersox, Closs (2001, p.20) é:
[...] coordenar o conhecimentoespecífico de tarefas individuais numa competência integrada concentrada no atendimento ao cliente. Na maior parte das situações, o âmbito desejado dessa coordenação transcende a própria empresa e amplia-se para incluir clientes, assim como fornecedores de materiais e de serviços. Em sentido estratégico, o executivo principal de logística assume a iniciativa de expandir as fronteiras empresariaispara facilitar o efetivo relacionamento na cadeia de suprimento. O que faz a logística contemporânea interessante é o desafio de tornar os resultados combinados da integração interna e externa numa das competências centrais da empresa.
Conforme mencionado pelo autor, além dos resultados combinados, as empresas devem estar sempre atentas às ameaças e oportunidades que o mercado oferece para...
tracking img