Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística |
Comercializar e Vender |
|
|
|
Elaborado por: Joana Moreira |
31-01-2011 |
|

Introdução

Este trabalho consiste no âmbito da disciplina de Comercializar e Vender. No decorrer de algumas aulas desta disciplina efectuei diversas pesquisas, que me levaram á realização do seguinte trabalho com o tema da Logística.

Noção de Logística
A Logística Trata de todasatividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. É o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxoe armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender os requisitos dos consumidores.


Actividades Logísticas
* A gestão das infra-estruturas da empresa (remetendo para as componentes de gestão e organização do espaço e da localização óptima de fábricas, depósitos, entrepostos e pontos de venda);
* A constituição egestão de stocks;
* A comunicação e informação (e os sistemas logísticos relacionados);
* A movimentação de materiais/produtos;
* O transporte

As actividades Logísticas dividem-se em dois grupos, sendo eles classificados como:
Actividades Primarias:
* Transporte
* Manutenção de Stocks
* Processamento de pedidos

Actividades de apoio
As atividades de apoiooferecem suporte às atividades primárias. São elas:
* Armazenagem (na entrada)
* Manuseio de Materiais
* Embalagem de Proteção
* Obtenção (aquisição)
* Programação
* Manutenção de Informações.

Logística e estratégia
É o conjunto de planos, políticas, programas e acções desenvolvidos por uma empresa ou unidade de negócios para ampliar ou manter, de modo sustentável, as suasvantagens competitivas frente aos concorrentes.
* Liderança em Custos
* oferta de produtos e serviços a custos mais baixos que os concorrentes
* Diferenciação
* introdução de elementos de diferenciação nos produtos e serviços, elevando os preços
* Foco
* oferta de produtos e serviços mais baratos ou pela diferenciação dos mesmos, mas em um segmento de mercado maislocalizado ou restrito.

Processo e gestão de compra
Processo: É Responsável pelo recebimento dos documentos referentes aos pedidos de compra e montagem dos respectivos processos.
Gestão de compra: Actualmente, a gestão de compras é tida em conta como um facto estratégico nos negócios, focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros. A função desta actividade, que compactua com todosos departamentos de uma empresa, tem como objectivos de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades correctas, das entregas atempadas e dos preços mais vantajosos.

As principais fases do fluxo básico da compra envolvem:
* Preparação do processo
* Planeamento da compra
* Selecção de fornecedores
* Concorrência
* Contratação
* Controle de entrega
**Diligenciando: Visa garantir o cumprimento das cláusulas contratuais, em especial quanto aos prazos de entrega, acompanhando, documentando e fiscalizando as encomendas pendentes, observados os interesses da empresa.
Diferenças entre produtos/mercado de consumo e industriais

Os mercados e os materiais/produtos que neles são transaccionados, podem caracterizar-se por pertencerem a doisgrandes grupos: o mercado de consumo e o mercado industrial.
Sendo distintos as características de cada mercado, por um lado na origem do mercado industrial está geralmente a necessidade de satisfazer a produção, dando lugar ao produto final.
Do lado do mercado de consumo o objectivo da compra traduz-se pela satisfação das necessidades individuais.
Outros aspectos que diferenciam os mercados...
tracking img