Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Bandeirante de São Paulo

ATPS – Programação e Controle de Produção

São Paulo
O8/04/2013

Universidade Bandeirante de São Paulo

ATPS – Atividade Pratica Supervisionada Etapa 2 Passos 1 e 2
Trabalho referente à: Programação da Produção
Sob a orientação do Professor André Garcia

Alessandro Gomes Freitas RA 4201779908

São Paulo
2013Introdução
Produção é a transformação de uma matéria prima em produto e serviço, nesse trabalho iremos buscar informações e conceitos sobre programação da produção para complementação da ATPS atividade pratica supervisionada.

Passo 1
Os diversos tipos de sistemas produtivos impõe a definição do PCP a ser utilizado na empresa, ou seja, o PCP deverá ser específico para cada indústria.Indústria de Produção Contínua
Conforme ZACCARELLI (1987), as indústrias do tipo contínuo são aquelas que realizam as mesmas operações, com poucas interrupções, produzindo grandes lotes de produtos e, consequentemente, possuindo grande rigidez no processo. Classificam-se
Indústria de Produção Intermitente
As indústrias de produção intermitente podem ser de dois tipos:
1) Produção sob encomenda:Segundo RUSSOMANO (1979), as indústrias de produção sob encomenda são aquelas em que o tempo de preparação é grande em relação ao tempo de operação, produzindo pequenos lotes de uma grande variedade de artigos.
2) Produção repetitiva dos mesmos lotes de produtos: Este tipo de indústria, de acordo com RUSSSOMANO (1979) e ZACCARELLI (1987), possui as mesmas características da indústria de produçãosob encomenda, com algumas simplificações devido à repetitividade dos lotes. Incluise nesse tipo as indústrias de móveis, eletrodomésticos etc.
Segundo RUSSOMANO (1979), o tipo de produção define o sistema de PCP a ser utilizado. Desta forma tem-se PCP por fluxo - utilizado na produção contínua; PCP por projetos especiais - utilizado na produção sob encomenda; PCP por ordem - utilizado naprodução repetitiva; PCP por Bloco ou Cargas - utilizado em determinadas indústrias.
Para se realizar o PCP existem dois pré-requisitos essenciais. O primeiro diz respeito ao roteiro da produção, que irá mostrar como o produto será montado e como as peças serão fabricadas. O segundo trata do planejamento global da produção, que consiste na busca de um programa que concilie as perspectivas de vendas coma capacidade produtiva da fábrica.
De posse dessas informações, o PCP exerce as seguintes funções: Emissão de Ordens, Programação e Movimentação das ordens de fabricação, Acompanhamento da produção e Planejamento e controle de estoques.
Planejamento e controle da produção: aspectos conceituais
"O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é a função administrativa que tem por objetivo fazer osplanos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle." (MOTTA, 1987)
Segundo CHIAVENATO (1991), a função PCP é que planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, objetivando aumentar a eficiência e a eficácia através da administração da produção.
TUBINO (1997) considera que o PCP é responsável pela coordenação e aplicação derecursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.
No nível estratégico, são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa. Neste nível o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, gerando um Plano de Produção. No nível tático são estabelecidos os planos de médio prazo para aprodução, o PCP desenvolve o Planejamento-Mestre da Produção, obtendo o Plano-Mestre da Produção (PMP). No nível operacional são preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos. O PCP então, prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o...
tracking img