Logistica

CAPITULO I - HISTÓRIA DA LOGÍSTICA
Conforme descrito no site: www.tigerlog.com.br, publicado em 15/05/2005, “a origem da palavra logística vem do grego “LOGISTIKOS”, do qual o latim“LOGISTICUS” é derivado, ambos significando cálculo e raciocínio no sentido matemático”.
O desenvolvimento da logística está intimamente ligado ao progresso das atividades militares e das necessidadesresultantes das guerras. Segundo relato histórico, o exército persa foi o primeiro a utilizar uma marinha em grande escala. Na expedição de Xerxes de encontro aos gregos, em 481 a.C., foram utilizadosmais de 3.000 navios de transporte para sustentar o exército.
  Uma das grandes lendas na Logística, descrita no site: www.tigerlog.com.br, pesquisado em 15/05/2005, que inspirou outros grandes líderescomo Júlio César e Napoleão e que até hoje inspira as grandes empresas, foi Alexandre o Grande, da Macedônia. Seu império alcançou diversos países, incluindo a Grécia, Pérsia e Índia. Nascido em 356a.C, Caos 16 anos já era general do exército macedônico e aos 20 anos, com a morte de seu pai, assumiu o trono. Seu império durou apenas 13 anos, até a sua morte em 323 a.C., aos 33 anos. Seu sucessonão foi um acidente. Ele foi capaz de superar os exércitos inimigos e expandir seu reinado graças a fatores como:
✓ Inclusão da logística em seu planejamento estratégico
✓ Detalhadoconhecimento dos exércitos inimigos, dos terrenos de batalha e dos períodos de fortes intempéries[1].
✓ Inovadora incorporação de novas tecnologias de armamentos
✓ Desenvolvimento de alianças
✓Manutenção de um simples ponto de controle. Era ela quem centralizava todas as decisões; era o ponto central de controle, gerenciando o sistema logístico e incorporando-o ao plano estratégico.
 Alexandre foi o primeiro a empregar uma equipe especialmente treinada de engenheiros e contramestres, além da cavalaria e infantaria. Esses primitivos engenheiros desempenharam um papel importante...