Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1 Planejamento, Programação e Controle de Produção

DADOS, INFORMAÇÕES E CONCEITOS SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO:

As empresas são estudadas como um sistema que transforma, por meio de um processamento, entradas (insumos) em saídas (produtos) úteis aos clientes. Este sistema é conhecido como sistema produtivo.
Para que um sistema produtivo transforme insumos em produtos(bens e/ ou serviços), ele precisa ser pensado em termos de prazos, onde planos são feitos e ações são disparadas com base nestes planos para que, transcorridos estes prazos, os eventos planejados pelas empresas venham se tornar realidade. De forma geral, pode-se dividir o horizonte de planejamento de um sistema produtivo em três níveis: longo, médio e curto prazo.
Em longo prazo, no nívelestratégico, os sistemas produtivos precisam montar um Plano de produção cuja função é, com base na previsão de vendas de longo prazo, visualizar com que capacidade de produção o sistema deverá trabalhar para atender a seus clientes. É chamado de estratégico porque, quando a empresa não encaminha seus recursos físicos e financeiros para a efetivação deste Plano de Produção, ela terá seu desempenho seriamentecomprometido no futuro. E, como se tem tempo suficiente, com a injeção de capital pode-se redirecionar o sistema produtivo para praticamente qualquer estratégia produtiva desejada.
Em médio prazo, com o sistema produtivo já estruturado em cima de um Plano de Produção, o chamado Plano-mestre de Produção (PMP) buscará táticas para operar de forma mais eficiente este sistema montado, planejando ouso desta capacidade de instalada para atender às previsões de vendas de médio prazo e/ou os pedidos em carteira já negociados com os clientes. É chamado de tático porque este PMP deve analisar diferentes formas de manobrar o sistema produtivo disponível (adiantar a produção, definir horas por turno, terceirizar parte da produção, etc.).
Em curto prazo, com o sistema montado e a tática de operaçãodefinida, o sistema produtivo irá executar a Programação da Produção para produzir os bens e/ou serviços e entregá-los aos clientes. É chamado de operacional porque neste nível só resta operar o sistema dentro de uma tática montada. Mudança de tática em curto prazo acarretará desencontros entre diferentes setores produtivos, visto não haver mais tempo hábil para sincronizar o processo como um todo.Geralmente, a formação de estoques desnecessários no sistema produtivo é resultado deste desencontro entre o nível tático e o operacional.
Como departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível aos planos estabelecidos nos níveis estratégico, tático e operacional.
Para atingir seus objetivos, o PCPadministra informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo. Da Engenharia do Produto são necessárias informações contidas nas listas de materiais e desenhos técnicos (estrutura do produto), da engenharia do processo os roteiros da fabricação com os tempos padrões de atravessamento (lead times), no Marketing buscam-se as previsões de vendas de longo e médio prazo e pedidos firmes em carteira, amanutenção fornece os planos de manutenção, compras/suprimentos informa as entradas e saídas dos materiais em estoques, de Recursos Humanos são necessários os programas de treinamento, e Finanças fornece o plano de investimentos e o fluxo de caixa, entre outros relacionamentos. Como desempenha uma função de coordenação de apoio ao sistema produtivo, o PCP, de forma direta, como as citadas acima,ou de forma direta, como as citadas acima, ou de forma indireta, relaciona-se praticamente com todas as funções deste sistema.

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades...
tracking img