Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




ADMINISTRAÇÃO



JOSIVAN LIMA DE ARGOLO

FABIO CORDEIRO PEREIRA DE LIMA










ATIVIDADE I













Feira de Santana – BA
2012




JOSIVAN LIMA DE ARGOLO

FABIO CORDEIRO PEREIRA DE LIMA










ATIVIDADE I










Trabalho apresentado ao Curso deAdministração da Unifacs - Universidade Salvador, para a disciplina Logística.


Prof.ª Vivian Manuela Conceição.




















Feira de Santana – BA

2012


QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

Prezados alunos,


Nas questões abaixo propostas estão relacionados diversos temas que deverão ser discutidos em duplae ou em trio, apresentando as justificativas das respostas e deve ser também assinaladas. Os conhecimentos desses temas são de interesse para o aprofundamento dos processos de Logística.

1) O modelo de postponement, ou postergação da produção consiste em retardar a diferenciação final do produto, ou seja, postergar etapas simples de adição de valor, como embalagem, pintura e colocação deacessórios. Esta prática aumenta a capacidade de absorção de variações na demanda e promove melhorias no atendimento a peculiaridades de mercados locais. Isto é possível porque, ao se retardar a diferenciação final, consegue-se ter a informação da demanda mais cedo no processo produtivo. Outra vantagem é a redução nos custos com inventário, uma vez que substitui-se parte do estoque de produtos acabadospor semiacabados, os quais têm menor valor agregado.
Do ponto de vista do varejista: (Valor: 1,5)

A. O postponement obedece sempre à demanda empurrada
B. O postponement obedece sempre à demanda puxada
C. O nível de serviço melhora com redução dos estoques desnecessários na “prateleira”
D. O postponement provoca um retardamento na informação de demanda cruzada

Justificativa: Omodelo postponement, tem como objetivo diminuir os riscos de demanda na produção, ou seja, concretizar a produção do item completamente após ter certeza da quantidade vendida, para com isso diminuir os custos na produção, e nem ficar com estoque muito alto de mercadorias acabadas, quando se pode ficar com o produto semi-acabado, facilitando até mesmo na armazenagem e podendo ter uma variedademaior na conclusão do produto acabado.
Esse modelo também tem seu foco na melhoria dos serviços ao cliente através de personalização, com maior numero de opções, maior disponibilidade, menor tempo de atendimento com os pedidos. O principal fator é realmente postergar o máximo a produção do produto final até que a demanda ocorra, a fim de reduzirem os riscos e custos com os estoques de mercadorias.2) O CPFR (Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment) é uma estratégia para integração entre empresas dentro da cadeia de suprimentos. Baseia-se na cooperação e compartilhamento de informações entre clientes e fornecedores. Está ligado a programas como ECR (Efficiente Consumer Response), CRP (Continuous Replenishment Programme) e VMI (Vendor Managed Inventory), uma vez que o objetivoé atender ao cliente de forma eficiente e otimizar os níveis de estoque. Pode-se dizer que o CPFR é uma evolução dos programas de VMI – que tem na falta de visibilidade da cadeia como um todo um de seus principais pontos fracos, e CRP – cuja previsão de vendas, feita pelo fornecedor, não costuma levar em conta dados atualizados fornecidos pelo cliente. (Valor: 1,5)

Justificativa: O CPRF é umprograma que ajuda a estabelecer uma coordenação entre os setores da cadeia de abastecimento, como a produção, planejamento, previsão de vendas e a reposição dos produtos. O cprf procura ter uma preocupação maior com os consumidores final, fazendo com que as empresas não tenham tanto custos e atendam com maior eficácia os seus consumidores.

A. Quanto maior for o tamanho da SCM mais...
tracking img