Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO.



A hepatite viral aguda é uma inflamação disseminada do fígado e é causada pelos vírus das hepatites A, B, C, D e E. Os agentes menores, como o vírus Epstein-Barr, citomegalovírus, Herpes simples, febre amarela e rubéola também podem causar hepatite aguda. (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 2005, p. _____). As hepatites virais têm sido reconhecidas, ao longo do tempo, como um graveproblema de saúde pública, atingindo milhares de pessoas, especialmente em países poucos desenvolvidos. (SILVA & MURA, 2011, p.______).

As hepatites virais têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e de médio e longo prazo. (Brasil, 2008, p. 07). Segundo (OPAS) anualmente ocorre no Brasil cerca de 130 novos casos por100.00 habitantes. (FERREIRA & SILVEIRA, 2004, p.____).

A distribuição das hepatites virais é universal, sendo que a magnitude dos diferentes tipos varia de região para região. No Brasil, também há uma grande variação regional na prevalência de cada um dos agentes etiológicos (BRASIL, 2005, p. 409), as condições do nosso país: sua heterogeneidade socioeconômica, a distribuição irregular dosserviços de saúde, a incorporação desigual de tecnologia avançada para diagnóstico e tratamento de enfermidades, são elementos importantes para as variações dos agentes etiológicos. (VIEIRA et al., 2010, p. 350).

Os sintomas gerais de hepatite viral aguda estão divididos em quatro fases. A primeira fase, a fase prodômica inicial, afeta cerca de 25% dos pacientes, causando febre,artralgia, artrite, erupção e angioedema. Esta é seguida por uma fase pré-ictérica na qual mal-estar, fadiga, mialgia, anorexia, náusea, vômito, disgeusia (alteração de paladar) e disosmia (perda parcial da fala) ocorrem. Alguns pacientes reclamam de dor epigástrica ou no quadrante superior direito. A terceira é a fase actérica, na qual aparece a icterícia. Finalmente, durante a fase convalescente, aicterícia e outros sintomas começam a ceder. Espera-se a recuperação completa em 95% dos casos de HAV (Vírus da Hepatite A), 90% dos casos de HBV (Vírus da Hepatite B) aguda, porém apenas 15 a 30% em casos de HCV (Vírus da Hepatite C) aguda. A hepatite crônica normalmente não se desenvolve com o HEV (Vírus da Hepatite E) e os sintomas e testes de função hepática normalizam-se dentro de seis semanas.(MAHAN & ESCOTT-STUMP, 2005, p. _____).



1.1 Hepatite A




É transmitida por via fecal-oral, através da ingestão do vírus com alimentos ou água contaminada. (PEREIRA; GONCALVES, 2003). Outros sintomas comuns englobam náuseas, vômito, dor abdominal no quadrante superior direito, urina escura e icterícia. A recuperação é normalmente completa e as consequências a longo prazo sãoraras. As complicações sérias podem ocorrer em pacientes de alto risco; subsequentemente, muita atenção deve ser dada à ingestão nutricional adequada. (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 2005, p. _____).

O período de incubação da doença varia de 15 a 45 dias, média de 30 dias. (BRASIL, 2008, p. 13).




1.2 Hepatite B




A Hepatite tipo (HBV) e a Hepatite tipo C (HCV) podem levar aestados de portador crônico. A HBV e HCV são transmitidas por sangue, derivados do sangue, sêmen e saliva. Por exemplo, podem ser disseminadas por agulhas contaminadas, transfusões sanguíneas, feridas ou cortes abertos, respingos de sangue na boca ou olhos ou contato sexual. A hepatite crônica ativa pode também se desenvolver, levando à cirrose e insuficiência hepática. (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 2005, p._____).

A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por via parenteral, e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada uma doença sexualmente transmissível. Dessa forma, a hepatite B pode ser transmitida por solução de continuidade (pele e mucosa), relações sexuais desprotegidas e por via parenteral (compartilhamento de agulhas e seringas, tatuagens, piercings, procedimentos...
tracking img