Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O frete é composto de transportes, carga e descarga, seguros e armazenagem; é um conjunto circunstancial porque toda esta composição formadora do custo do frete está intrinsecamente interligada; sehá uma alternativa visível, é a priorização pela multimodalidade (hidroviário, ferroviário e rodoviário) dos transportes como fator redutor de custos. Ainda é possível identificar algumas variáveis quepodem influenciar o estabelecimento do preço do frete, das quais se destacam: distância percorrida, custos operacionais, possibilidade de carga de retorno, carga e descarga, sazonalidade da demandapor transporte, especificidade da carga transportada e do veículo utilizado, perdas e avarias, vias utilizadas, pedágios e fiscalização, prazo de entrega e aspectos geográficos.

No contextobrasileiro, além desses aspectos, há um viés que pode elevar o preço do frete, fruto do reduzido grau de competitividade intermodal no país, que advém da peculiaridade da prestação de serviços porta a portadesenvolvido pelo modal rodoviário e, principalmente, do sub-aproveitamento do potencial de modais alternativos, como o ferroviário e o hidroviário, o que colabora para a redução da concorrência entreos modais.

A logística é uma poderosa ferramenta para conquistar negócios, reduzir custos, otimizar processos e elevar “market-share”. No Brasil, ainda é mal compreendida e utilizada. Precisa-seapreender o sue significado. Operar de forma logística vai além da simples armazenagem, distribuição e escolha do modal mais adequado. É a tão almejada redução de custos. No entanto, não se podeeconomizar sem conhecer os verdadeiros custos envolvidos, fixos e variáveis, e até ocultos entre os processos de produção. É nesse ponto que atua de forma mais agressiva, obrigando o empresário a conhecer afundo suas relações de custos e, isso, ainda não é praticado como deveria. A globalização intensificou sua utilização. Pensar e agir de forma logística é o grande diferencial competitivo, não apenas...
tracking img