Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ALINHAMENTO DOS VALORES PESSOAIS E ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO.
Beatriz Hallack - beatriz.hallak@terra.com.br
Martius V. Rodriguez y Rodriguez, DSc. – martius@petrobras.com.br

RESUMO
No atual cenário de busca permanente pela inovaçao a descoberta e o alinhamento de valores pessoais e organizacionais se torna importante elemento de análise. O objetivo deste artigo é o de apresentarum estudo de caso, com base em pesquisa científica, de como trabalhar na identificação dos valores pessoais e organizacional. O modelo de Richard Barret é utilizado para efeito da pesquisa de campo. E o resultado obtido abre o caminho para que a cultura organizacional, motivada a partir das suas lideranças e das pessoas que a formam, seja um importante elemento que possa ser mensurado e avaliadona busca do seu alinhamento para o melhor resultado da organização alinhada a um estado de maior felicidade das pessoas que compõem a organização.
Palavras-chave: Cultura, Valores, Gestão de Pessoas.

1. Introdução.

O atual cenário empresarial apresenta como principal desafio a busca pela inovação, forte característica da era da aprendizagem e do conhecimento, em que o talento humano évalorizado e reconhecido como grande propulsor para o salto qualitativo das organizações. As empresas, portanto, devem buscar vantagens competitivas modificando a si mesmas, em tempo real e adequando-se ao mercado, e isso só é possível através de pessoas comprometidas e da geração de conhecimento.
Dentro desta nova lógica, Barrett (2000) argumenta que a única maneira de construir verdadeiravantagem competitiva é por intermédio do capital humano e que as empresas, ao adquirirem esta consciência, se vêm diante do desafio de examinar seriamente suas culturas e seus valores corporativos. Reforçando essa necessidade explicitada pelo autor está a demanda de um mercado global cada vez mais consciente e exigente por produtos social e ambientalmente responsáveis.
Em função dessesaspectos, verifica-se a importância de se estudar a cultura das organizações, identificando as possíveis subculturas existentes, seus valores subjacentes e seu grau de alinhamento. Para embasar este estudo, foi escolhida a teoria de Barrett (2006), autor de obras sobre transformação pessoal e organizacional, tendo conduzido desde 1997 o mapeamento de valores em mais de 500 empresas em 35 países.
Oautor defende em suas obras que as organizações não se transformam, as pessoas sim, e que a cultura se sustenta sobre os valores subjacentes a ela, demonstrados por meio de comportamentos observados. Segundo o autor, as empresas mais bem sucedidas são guiadas por uma visão e orientadas por valores e buscam o alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais para serem sustentáveis.Desta forma, baseado no modelo apresentado por Barrett (2006), será tratada a seguinte questão problema: Qual a contribuição do alinhamento de valores pessoais e organizacionais para o desenvolvimento orientado a resultados de uma organização?

2. Objetivos

A empresa possuía um diagnóstico de cultura qualitativo concluído em 2004, o qual apontava para alguns valores emergentes já provenientesde alguns novos empregados já contratados na época e que participaram da pesquisa e do novo direcionamento corporativo para o cenário de abertura de mercado que se consolidava.
A referida pesquisa de cultura aplicada em 2007, dessa vez voltada para o mapeamento de valores, teve como objetivo identificar o grau de alinhamento entre os valores pessoais, organizacionais atuais e organizacionaisideais para o alcance de suas estratégias, segundo o modelo dos sete níveis de consciência de Barrett (2006). Esse modelo, criado em 1998 e revisitado em 2006, é uma expansão da hierarquia das necessidades de Maslow (1954). Sua base fundamental se apóia no fato de que as organizações são compostas por indivíduos e por isso possui motivações e necessidades similares a desses indivíduos...
tracking img