Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REUSO DA ÁGUA NAS EDIFICAÇÕES

Em pesquisa realizada recentemente pelo IBGE (PNSB – Pesquisa Nacional de Saneamento Básico), constatou que: 47,8% das cidades brasileiras não contam com serviço primário de esgoto (coleta e tratamento); e apenas 20,2% dos municípios tratam seus esgotos. Ou seja, total de 11 bilhões de litros de esgoto gerado por residências, aproximadamente ¾ desse volume sãolançados nos cursos d’água sem nenhum tratamento.
No Plano Mundial de Metas Ambientais da Eco92 foi afirmado que: “aproximadamente 80% de todas as doenças são de origem hídrica (cólera, disenteria, hepatite, intoxicação alimentar entre outras) e mais de um terço das mortes em países em desenvolvimento são causadas pelo consumo de água contaminada”.
Hoje em dia a situação continua sem a devidaatenção, e um dos sérios problemas durante a “vida” (ocupação) de um edifício é a geração de lixo, principalmente através dos efluentes, que se não tratados adequadamente podem ser perigosos agentes de contaminação dos mananciais naturais de água potável.
O tratamento descentralizado dos efluentes é uma ótima solução para os problemas de tratamento de esgoto em zonas que não contam com saneamento básico,ou onde o sistema publico é ineficiente ou não atende as necessidades dos usuários.
O tratamento descentralizado consiste em tratar o esgoto no local onde ele é gerado, sem necessidade de dispendiosas redes públicas de coleta e sistemas de tratamentos centralizados. Basicamente esses sistemas atendem aos pressupostos da Agenda 21, quando propõem uma solução local para os problemas ambientaiscausados pela geração de esgotos.
REUSO DA ÁGUA
Os sistemas de tratamento descentralizados podem ser construídos e instalados tanto em locais onde não existe saneamento básico como também nos locais onde existe rede de esgoto, mas se deseja fazer o reuso das águas servidas.
Podemos entender como reuso ou reaproveitamento da água, o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada pelohomem na mesma função, ou em outra atividade humana diferente da primeira .
O reuso da água é um estimulo para a conservação das águas potáveis disponíveis no planeta, sendo assim indispensáveis em sistemas de gestão sustentável do uso da água, pois diminui a demanda de retirada de água do meio ambiente.
De acordo com ANA (Agência Nacional da Água), com o reuso de águas cinzas para a limpeza dosvasos sanitários podemos economizar 1/3 da demanda domestica de água do país.
Tipos de reuso
O reuso pode ser indireto ou direto, planejado ou não planejado. .
Reuso indireto e não planejado : quando o reuso é feito por um segundo usuário, depois do descarte do efluente no meio ambiente pelo primeiro usuário sem tratamento, controle e intenção de possibilitar o reuso. (ex. pequenas propriedadesrurais e cidades)
Reuso indireto planejado: o primeiro usuário descarta o efluente no meio ambiente depois do tratamento, com a intenção de possibilitar a captação e reuso de um próximo usuário (ex. cidades próximas, às margens do mesmo rio).
Reuso direto e planejado: o efluente é tratado e/ou armazenado e quando chega em seu ponto de descarga ele é diretamente conduzido para o reuso, sem entrarem contato com o meio ambiente. (ex. sistemas industriais, tratamentos de efluentes domésticos, sistemas de irrigação, captação de águas pluviais para reuso)
Reciclagem da água : o efluente é reutilizado internamente no processo sem passar por tratamento ou locais de disposição (ex. sistemas industriais). A reciclagem de água diminui os custos com tratamentos, acondicionamento e reduz o consumo deágua e a poluição ambiental. Atualmente existem fabricas onde sistemas de montagem e produção trabalham somente com água reciclada, não gerando efluente e nem consumindo água doce.
O tipo de sistema e nível de tratamento das águas residuais dependem diretamente da qualidade das águas servidas disponíveis e da qualidade desejada para o reuso.
No Brasil temos as normas fornecidas pela ABNT...
tracking img