Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faremos uma breve analise a respeito da Diretoria de Logística, seus procedimentos e métodos para atingirmos o resultado almejado e prover um bom resultado a nossa empresa. Primeiramente vamos voltar ao siginificado de logistica, que é a área de gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de boa parte das atividades da empresa. Fundamentalmente a logísticapossui uma visão organizacional bem abrangente, onde esta administra os recursos materiais desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, armazenamento, transporte e distribuição dos produtos, sempre monitrando as operações.
Nota-se que vem se implantando uma série de ferramentas e métodos, a seguir alguns exemplos do mesmo:
O Warehouse Management System (WMS), em português:sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção. O WMS é uma parte importante da cadeia de suprimentos e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns.
O Transportation Management System (TMS), que é um software para melhoria da qualidade eprodutividade de todo o processo de distribuição. Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades (Gasnier et al., 2001).
O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um únicosistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão).

A logística começou a ser utilizada por militares, a longos anos atrás, pois as guerras eramlongas e geralmente distantes, assim era necessário grandes e constantes deslocamentos de recursos e materiais. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota; nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima,transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos. Seguindo essa idéia, como estamos em "guerra" com os nossos concorrentes, temos que analisar todos os pontos e por menores do mercado e de nossa produção, para atender a demanda e nossas espectativas da maneira mais adequada e eficiente. O que buscamos realizar ao longo das rodadas, foi sempre identificar e atender um maior controle eidentificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, atendendo a programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação e adequação dos negócios.

A Logística organizacional integrada
Numa época em que a sociedade é cada vez mais competitiva, dinâmica,interactiva, instável e evolutiva, a adaptação a essa realidade é, cada vez mais, uma necessidade para que as empresas queiram conquistar e fidelizar os seus clientes. A globalização e o ciclo de vida curto dos produtos obriga as empresas a inovarem rapidamente as suas técnicas de gestão. Os produtos rapidamente se tornam commodities, quer em termos de características intrínsecas do próprioproduto, quer pelo preço, pelo que cada vez mais a aposta na diferenciação deve passar pela optimização dos serviços, superando a expectativa de seus clientes com atendimentos rápidos e eficazes. O tempo em que as empresas apenas se orientavam para vender os seus produtos, sem preocupação com as necessidades e satisfação dos clientes, terminou. Hoje, já não basta satisfazer, é necessário encantar. Os...
tracking img