Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Hoje as organizações devem se adaptar as necessidades e exigências do mercado, na qual devem ser hábeis e flexíveis as mudanças, para que possam se manter no mercado de forma sólida, eficiente e obtendo rentabilidade. Uma das formas de desenvolver os processos e melhorar o desempenho da organização é adotar a logística em sua filosofia. Logística é a melhor forma de atender asnecessidades dos clientes e, criar vantagens competitivas através dos processos de planejar, implementar e controlar os fluxos de materiais e informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo – com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes agregados aos produtos oferecidos a um custo razoável.

Palavras-chave: Logística, transporte, gestão, estoques.


1 INTRODUÇÃOA logística ao contrario do que muitos pensam não se resume somente em transporte, envolve diversos fatores. Compreende principalmente o planejamento pratica e controle dos processos.
A integração da logística nos processos faz com que se agregue maior valor aos produtos oferecidos através dos serviços, como atendimento, processos, transporte, entre outros. Uma logística consistente faz comque os clientes criem uma confiança pela empresa.
O objetivo principal da logística é oferecer confiança e satisfação aos clientes com diferenciação e excelência, através dos produtos e serviços com maior valor agregado. E também, ao mesmo tempo gerar rentabilidade para a empresa perante seu desempenho.
Este trabalho tem por objetivo, mostrar o que é Logística, os objetivos principais, funções,procedimentos e viabilidade de implantação nas empresas.

2 LOGÍSTICA

2.1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA

A palavra Logística tem origem da palavra grega “Logistikos”, que é derivada da palavra “Logisticus”, ambos significam cálculo e raciocínio (matemático). (Atoslog, 2012)
A Logística teve sua origem nas guerras, onde esta ligada diretamente ao processo das atividades militares, suprimentos,transporte e demais estratégias de guerra, para alcançar os objetivos desejados.
O exercito persa foi quem idealizou a Logística como estratégia de movimentação (481 a.C.).
Uma das grandes lendas da Logística, que inspirou muitos grandes líderes de guerra – Julio Cesar – e navegadores como Napoleão Bonaparte, e inspira até hoje grandes empresas foi Alexandre o Grande, da Macedônia. Seu sucessonão foi por acaso. Ele expandiu seu reinado através:

• Inclusão da logística em seu planejamento estratégico;
• Detalhado conhecimento dos exércitos inimigos, terrenos de batalha e fortes interpretes;
• Desenvolvimento de alianças;
• Manutenção de um simples ponto de controle.

Com o passar dos anos, a Logística foi se desenvolvendo e incorporando novas estratégias de gestão. Desde oprincipio não se prendeu aos mecanismos de transporte, tem grandes influencias e ligações com administração, suporte, forças táticas, engenharia, movimentação e sustentação das forças militares.
A repercussão bem sucedida da Logística como estratégia, passou a ser disseminada através de livros que são conhecidos ate os dias de hoje, o principal deles é a Arte da Guerra.

Até meados do século XX, aLogística teve ênfase para as estratégias de guerra. E com a Revolução Industrial, passou a fazer parte das estratégias de gestão empresarial.
Em 1.901, a Logística começou a ser examinada sob o prisma acadêmico, tratando de fatores que afetam a distribuição dos produtos. E em 1916 foi incorporada aos conceitos e estratégias de marketing e canais de distribuição.
Na década de 50, as empresas começama enfatizar a Satisfação dos Clientes no Lucro. Mais tarde, os Serviços ao Cliente tornaram-se a parte principal da administração logística.
No inicio dos anos 60, surgem às primeiras faculdades que oferecem cursos de graduação em Logística, reconhecidos pelo governo americano, e que mais tarde impulsionaram o desenvolvimento de novas ferramentas a logística, como cálculos, técnicas e...
tracking img