Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso Tecnologia em Logística
Polo Corumbá-MS







WAGNER DA SILVA QUEIROZ






LOGÍSTICA INTERNACIONAL
















Corumbá-MS


Dezembro/2011




WAGNER DA SILVA QUEIROZ











LOGÍSTICA INTERNACIOINAL






|Relatório apresentado como atividadeavaliativa da disciplina de |
|Logística Internacional do Curso Tecnologia em Logística do Centro |
|de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a |
|orientação do professor-tutor presencial Emmanuel de Castro. |













Corumbá-MS


Dezembro/2011


ETAPA 1


A Mineração Corumbaense Reunida S/A, é uma empresa do grupo Vale. A Vale é asegunda maior mineradora diversificada do mundo e a maior empresa privada da América Latina. É a maior produtora do mundo de minério de ferro e pelotas, e uma das maiores produtoras de níquel. A Vale, também produz cobre, manganês, ferro-ligas, potássio, caulim, bauxita, alumina e alumínio, carvão, cobalto, platina, paládio entre outras matérias-primas importantes para o setor industrial global.Localizada no Município de Corumbá-MS, é popularmente conhecida como MCR, uma empresa, cujo segmento está voltado a extração, beneficiamento e comercialização do minério de ferro das Morrarias Santa Cruz.
Seu principal produto é o minério de ferro que atende clientes do exterior e do mercado interno. Para o exterior, o escoamento do minério é realizado pela Hidrovia Paraguai-Paraná, transportadoem barcaças conduzidas por rebocadores fluviais, que seguem até a Argentina ou Uruguai, onde é realizado o transbordo em navios, via marítima, que entregarão o minério aos seus clientes de todo o mundo. Seu público alvo são as siderurgias, que requerem sua principal matéria prima para a transformação do ferro em gusa ou aço.
Sua meta é de zero acidente do trabalho, por isso, valoriza seu corpode empregados, investindo em treinamentos, voltados a qualidade de seus produtos, com respeito a saúde, segurança e meio ambiente. Muitas são as suas ações de desenvolvimento sustentável. Segue padrões Vale de gestão operacional e pessoal.
Sua logística é considerada desafiadora pois consiste em modais fluviais e marítimos para a entrega do seu produto a clientes situados em outros continentes.A empresa tem claramente divulgada sua missão, visão e valores, a saber:

MISSÃO:
Transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável.

VISÃO:
Ser a maior empresa de mineração do mundo e superar os padrões consagrados de excelência em pesquisa, desenvolvimento, implantação de projetos e operação de seus negócios.

VALORES:
Ética e transparência
Excelência dedesempenho
Espírito desenvolvimentista
Responsabilidade econômica, social e ambiental
Respeito a vida
Respeito a diversidade
Orgulho de ser Vale


O produto que será exportado é o minério de ferro.




ETAPA 2


“POR QUE EXPORTAR?”


As exportações de um país gera renda, desenvolvimento, emprego e crescimento, ao país importador. Internacionalizar uma empresa não significa apenas atuarem ações de importação ou de exportação, mas torná-la competitiva no próprio mercado em que atua.
Consideramos o Brasil um país privilegiado, sendo que pela sua dimensão continental e pela riqueza de matérias primas é um país tradicionalmente exportador, ao contrário de muitos outros países.
A diversificação de mercado permite, ainda, que a sazonalidade do produto seja eliminada, isto é, umaempresa que fabrica produtos voltados para o clima frio, poderá produzi-los o ano inteiro, porque terá diferentes mercados onde vendê-los, e não dependerá somente das estações nacionais.
Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso ocorre devido à redução da capacidade ociosa existente, que é obtida por meio da revisão dos processos produtivos....
tracking img