logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

CURSO: LOGISTICA








TEMA: COMO ESSES INSTRUMENTOS AUXILIAM NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO.









VITORIA DA CONQUISTA –BA
Dezembro -2013

CURSO: LOGISTICA




TEMA: COMO ESSES INSTRUMENTOS AUXILIAM NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO.



Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de administração financeira do curso delogística turno vespertino da Faculdade Mauricio de Nassau ministrado pelo professor Josemar







VITORIA DA CONQUISTA – BA
DEZEMBRO - 2013
Sumário



















INTRODUÇÃO

Principal objetivo do fluxo de caixa e a previsão é fornecer informações para a tomada de decisões, tais como: prognosticar as necessidades de captação de recursos bem como prever osperíodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos; aplicar os excedentes de caixa nas alternativas mais rentáveis para a empresa sem comprometer a liquidez. Esta importante ferramenta de gestão deve acompanhar a estratégia da empresa, o seu acompanhamento e controle devem ser constantes para que se possam atingir os objetivos planejados.

Orçamento é o planejamento daquiloque a empresa vai fazer, portanto, é de suma importância para orientar as pessoas onde e como gastar as receitas.
O Balanço Patrimonial é parte de um conjunto de relatórios que compõem as Demonstrações Contábeis de uma entidade. O Balanço patrimonial é a demonstração contábil que evidencia.
Para montar uma projeção financeira, deve-se ter à mão o máximo deinformações sobre o funcionamento da empresa, bem como sobre o ambiente em que ela opera o mercado fornecedor, concorrentes, clientes, mão-de-obra, etc.








FLUXO DE CAIXA

Em Finanças, o fluxo de caixa (designado em inglês por "cash flow"), refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.Existem dois tipos de fluxos: - outflow, de saída, que representa as saídas de capital, subjacentes às despesas de investimento. - inflow, de entrada, que é o resultado do investimento. Valor que contrabalança com as saídas e traduz-se num aumento de vendas ou representa uma redução de custo de produção, etc.
Calcula o valor acumulado entre as receitas previstas e as despesas durante determinadoperíodo:
1. Escolher um período de tempo para o estudo
2. Reunir os valores totais das receitas obtidas para cada período, do total de períodos em estudo.
3. Reunir o total de custos para o projeto, nos períodos correspondentes aos estudados no 2º passo
4. Efetuar a soma dos valores positivos do 2º passo com os valores negativos do 3º passo
5. Tomar a soma de acumulados dos valores obtidos no 4ºpasso
Para a montagem da projeção do fluxo de caixa devemos considerar os seguintes dados:
1. Entradas
      a) contas a receber
      b) empréstimos
      c) dinheiro dos sócios
2. Saídas
      a) contas a pagar
      b) despesas gerais de administração (custos fixos)
      c) pagamento de empréstimos
      d) compras à vista
  O fluxo de caixa é considerado um dos principaisinstrumentos de análise e avaliação de uma empresa, proporcionando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros da empresa, integrando o caixa central, as contas correntes em bancos, contas de aplicações, receitas, despesas e as previsões. As decisões relacionadas a compra, venda, investimentos, aportes de capital pelos sócios captação ou pagamento de empréstimos e desinvestimentos,constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e as utilizadoras de recursos. Deve e pode ser utilizado por empresas de qualquer porte dada a sua importância e simplicidade. Entre os Micro e Pequenos Empresários se a sua necessidade ainda não foi sentida, com certeza foi intuída.
    A projeção do fluxo de caixa permite a avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos para suprir o...
tracking img