Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Padre Anchieta


[pic]






LOGÍSTICA INTEGRADA



TRANSPORTES









Prof. Ricardo José Bordim


1. LOGÍSITICA INTEGRADA




➢ Antigamente, os produtos eram consumidos nos locais de produção devido à dificuldade de transportá-los
➢ Determinados produtos eram oferecidos em apenas alguns períodos do ano
➢ Esses fatoresforçaram as pessoas a viverem perto das fontes de produção.
➢ Regiões da África e Ásia ainda hoje sofrem esse tipo de dificuldade
➢ Esse quadro ocorre por falta de sistemas logísticos bem desenvolvidos e baratos que possam encorajar a troca de mercadorias

A Logística Integrada despontou no começo dos anos 80 e evoluiu rapidamente nos 15 anos que se seguiram, impulsionado principalmentepela revolução da tecnologia da informação e pelas exigências crescentes de desempenho em serviços de distribuição, consequência principalmente dos movimentos da produção enxuta. O movimento da qualidade total e o conceito da produção enxuta trouxeram um conjunto de técnicas e procedimentos como o JIT Just in Time, o CEP Controle Estatístico do Processo, o QFD Desdobramento da Função Qualidade, okanban e a engenharia simultânea. Embora ainda em evolução, o conceito de Logística Integrada já está bastante consolidado nas organizações produtivas dos países mais desenvolvidos, contribuindo para um grande avanço da qualidade e produtividade.







1. DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA


➢ Definição 1: O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, a manutenção e o transporte demateriais, pessoal e instalações.

➢ Definição 2: Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (Council of Logistics Management).


1.2 MISSÃODA LOGÍSTICA

Dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.






3. LOGÍSTICA BRASILEIRA


Até meados de 1990, a logística era o elo perdido da modernização empresarial no Brasil. A explosão do comércio internacional, a estabilização econômica produzida pelo plano Real e asprivatizações da infraestrutura foram os fatores que mais impulsionaram esse processo de mudanças. O rápido crescimento do comércio internacional, principalmente as importações, gerou enorme demanda por logística internacional, uma área para a qual o país nunca havia se preparado adequadamente, tanto em termos burocráticos, quanto de infraestrutura e práticas empresariais. Além disso o fim doprocesso inflacionário induziu a uma das mais importantes mudanças na prática da logística empresarial, o crescente movimento de cooperação entre clientes e fornecedores na cadeia de suprimentos, no conceito de Supply Chain Management. Antes da estabilização econômica, as contínuas mudanças de preços causada pela inflação, criavam enormes incentivos para práticas especulativas no processo de compras, etornavam impossível qualquer tentativa de integração da cadeia de suprimentos. O processo especulativo gerava também enormes ineficiências na utilização de ativos, pela necessidade de dimensionar os recursos para o pico da demanda mensal, decorrente do processo de concentração das compras no final do mês.






1.4 GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS


Supply Chain Management(SCM) é a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e alcançando os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente. O objetivo de cada cadeia de suprimentos deve ser maximizar o valor geral gerado.




[pic]



Todos esses elementos do processo logístico devem ser enfocados com um objetivo...
tracking img