Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística Reversa é a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-vendas e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômica, ecológica, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros”(LEITE, 2003).
Motivações para a Logística Reversa:
• rapidez com que um produto é lançado no mercado; rápido avanço da tecnologia; alta competitividade das empresas; crescimento da consciência ecológica (descartes no meio ambiente); Potencial de crescimento econômico no uso da LogísticaReversa.
ÁREAS DA LOGÍSTICA
Suprimentos, que gerencia a matéria-prima e os componentes: o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição (de matérias-primas e insumos).
Produção, que administra o estoque do produto semi-acabado no processo de fabricação: o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição doproduto acabado.
Distribuição, que administra a demanda do cliente e os canais de distribuição: o estoque do produto acabado, a armazenagem, a programação de entrega, o transporte e a entrega ao cliente.
Os Centros de Distribuição Reversos são utilizados para o retorno de produtos já comercializados motivado por:
• defeitos de fabricação; prazo de validade vencido; ciclo de vida útilencerrado; reaproveitamento de embalagens.
Parte dos produtos retornam ao ciclo produtivo ou de negócios, podendo assim agregar valor através de seu reaproveitamento (LEITE, 2003).
Bebidas: retorno das embalagens; Siderurgia: uso de sucata; Embalagens de Alumínio: latas recicladas; Defensivos Agrícolas: recolha das embalagens descartadas; Papel: reciclagem; Embalagens descartáveis: reciclagem;Pneus: recolha de pneus usados
O fluxo reverso de produtos também pode ser usado para manter os estoques reduzidos (diminui manutenção de itens de baixo giro).
CICLO DE VIDA DO PRODUTO: Produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente: descartados; reparados, ou reaproveitados
LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-CONSUMO
Causas eAplicações:
MOTIVOS: FIM DE UTILIDADE AO PRIMEIRO UTILIZADOR; SALVADOS; FIM DE VIDA ÚTIL ;COMPONENTES; RESÍDUOS INDUSTRIAIS
DESTINOS: MERCADO SECUNDÁRIO; REMANUFATURA; DESMANCHE; RECICLAGEM; ATERRO SANITÁRIO ;INCINERAÇÃ
RECICLAGEM:
É o canal reverso de revalorização. Os materiais constituintes dos produtos descartados são extraídos industrialmente, transformando-se em matérias-primassecundárias ou recicladas (LEITE, 2003).
O processo de reciclagem envolve:
Coleta de material ou produto; seleção do item que será reaproveitado; preparação para reaproveitamento; processo industrial e conseqüente reintegração do material reciclado ao processo produtivo.
REUSO: O exemplo mais comum desse tipo de canal reverso é o comércio de automóveis usados, que representa uma grande parcela docomércio de automóveis. Esses canais definem-se como aqueles onde há a extensão do uso de um produto de pós-consumo, mantendo-se a mesma função que desempenhava.
LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-VENDA: Do ponto de vista estratégico a logística reversa de pós-venda tem por objetivo agregar valor ao produto, reinserindo-o na cadeia produtiva.
Diferença Relativa à L.R. de Pós-Consumo:
Os produtos referentesà L.R. de Pós-Venda são produtos que geralmente apresentam pouco uso, ou muitas vezes nem foram utilizados. A L.R de pós-consumo, os produtos já tiveram sua vida útil esgotada, ou então, já não têm mais serventia para o consumidor que fez a primeira aquisição.
LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS-venda
Causas e Aplicações:
RETORNO: ERROS DE EXPEDIÇÃO; PRODUTOS CONSIGNADOS; EXCESSO DE ESTOQUE ; GIRO...
tracking img