Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A recepção é o conjunto de actividades num armazém que tem como objectivo verificar, de uma forma organizada, que o fornecedor entregou o produto correcto, em boas condições, na quantidade certa, com a qualidade exigida, no momento certo; e dar entrada desse produto no armazém ou enviá-lo para outro sector da empresa (Mulcahy, 1994, p. 4.1 e Tompkins et al., 2003, p. 405).
Pode-se definir arecepção como o portal das instalações, todos os materiais, mercadorias e equipamentos que entram nas instalações passam pela área de recepção. Se esta não funcionar de modo correcto então irão entrar nas instalações materiais incorrectos, danificados ou com defeito. Assim sendo a área de recepção é uma zona crítica, que se não estiver a operar correctamente pode criar dificuldades operacionais nasinstalações (Tompkins et al., 1984, p. 303-304).
A recepção tem como actividades principais (Mulcahy, 1994, p. 4.1):
1. Marcar a data e a hora de entrega dos materiais no cais;
2. Descarregar os materiais do veículo transportador;
3. Contar o produto;
4. Verificar a qualidade do produto;
5. Identificar o produto;
6. Dar entrada do produto nas existências em armazém;
7.Transferir o produto para a zona de armazenagem.
A expedição é uma actividade do armazém que se realiza depois de a mercadoria ser devidamente separada e inclui as seguintes tarefas (Tompkins et al., 1996, p. 393):
1. Verificar se o pedido do cliente foi completamente atendido;
2. Embalar a encomenda adequadamente para ser expedida;
3. Preparar os documentos de remessa (lista dosartigos embalados e destino da encomenda);
4. Pesar as mercadorias, para calcular os custos de transporte;
5. Juntar as encomendas por transportadora;
6. Carregar os camiões (tarefa muitas vezes realizada pelas transportadoras).
A expedição pode ser também definida como uma conduta por onde passa o artigo de maior valor nas instalações. Este artigo não é o produto final mas sim o produtovendido. O objectivo das instalações é produzir um determinado bem ou serviço. Quando este atinge o estado final (acabado ou vendido), a expedição realiza então as operações finais. Os problemas que surgem na expedição podem variar desde o mau funcionamento, danificação de produtos prontos a serem expedidos e a expedição de quantidades erradas, todos resultando numa má imagem da empresa. Assim, éimportante que a expedição seja uma actividade bem planeada e funcional (Tompkins et al., 1984, p. 303-304).
1. [pic]Operações de recepção e expedição
2. [pic]Princípios da recepção e da expedição
3. [pic]Planeamento do espaço para a recepção e para a expedição
4. [pic]Tendências que visam a melhoria da expedição e recepção
5. [pic]Planeamento de operações no cais

•Operações de um armazém/Fluxos num armazém
• Gestão de armazéns
• Operações de recepção e de expedição
Obtido em "http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=Logística/Gestão_de_armazéns/Recepção_e_expedição&oldid=212152"
Os seguintes princípios servem como guia da actividade da recepção por forma a dar-lhe uma maior dinâmica. Estes pretendem simplificar o fluxo de material através daactividade de recepção e garantir que os requisitos são cumpridos através do mínimo de trabalho. Os princípios da recepção são (Tompkins et al., 2003, p. 410-412):
1. Não receber - Para alguns materiais, a melhor recepção acontece quando a mercadoria não chega a ser recebida. Ao fazer com que o vendedor faça o envio directo dos materiais para o cliente, poupa tempo e trabalho laboral associadosà recepção. Um exemplo são encomendas grandes e volumosas que ocupem muito espaço no armazém.
2. Pré-recepção - Quando se está no cais de recepção, a actividade que ocupa mais tempo e mais espaço dá-se na recepção das mercadorias, pois existe a necessidade de manter o material para identificação do produto, designação do local de armazenagem, entre outros. Em alguns casos a informação sobre...
tracking img