Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – 2012/1 - MÓDULO 4

Rodolpho Antonio Mendonça Wilmers

Módulo 4
Logística Apesar de ser um exemplo ruim, as guerras feitas pelo homem ao longo da história tem sido ganhas e perdidas em função da capacidade logística de cada lado do combate. O início do fim da segunda grande guerra aconteceu exatamente no momento em que o exército alemão perdeu sua capacidade de abastecer as linhas defrente, em função do rigoroso inverno russo, ou da maior capacidade dos aliados em prover as frentes no desembarque do dia D. Traduzir as ações dos campos de batalha para as organizações atuais gerou uma nova e moderna abordagem para as organizações obterem vantagens competitivas consistentes e duráveis.

Foto do site “70 anos da Operação Barbarossa” Exército alemão a caminho de Moscou na SegundaGuerra Mundial

4.1. A estratégia da movimentação de materiais O que é logística Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA com eficiência, a armazenagem, o fluxo de distribuição, o fluxo reverso, serviços e as informações entre o ponto de origem até o ponto de consumo no sentido de atingir o nível de serviço desejado pelo consumidor.
1 Gestãode Suprimentos e Logística

UNIP – 2012/1 - MÓDULO 4

Rodolpho Antonio Mendonça Wilmers

É uma cadeia de processos e ações executadas com eficácia, sucessivamente e/ou em sincronismo, a partir do desenvolvimento de um produto e suportadas por um preciso sistema de controles e um ágil fluxo de informações, com o objetivo de minimizar prazos e dispêndio de recursos e satisfazer as necessidadese aspirações dos investidores, clientes e fornecedores.

Fig. 4.1: Os elementos da gestão logística Logística Inbound considera tudo o que acontece referente ao fluxo de materiais e informações na entrada (lado recursos a serem transformados), cuidando de transporte, recebimento na empresa e procedimentos de estocagem, retorno de embalagens, entre outras atividades. Já a Logística Outboundcuida dos produtos produzidos até sua chegada aos clientes finais. Existem muitas maneiras de definir Logística, mas conforme Christopher, o conceito principal poderia ser: “ A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, demodo a maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.” Já de acordo com o CLM – Council of Logistics Management – Conselho de Gestores de Logística, logística é definida como: “ Logística empresarial é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo,produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente.” A logística empresarial é dividida, segundo o CLM, em duas grandes áreas:

2

Gestão de Suprimentos e Logística

UNIP – 2012/1 - MÓDULO 4

Rodolpho Antonio Mendonça Wilmers

Administração de materiais, que corresponde ao conjunto das operaçõesassociadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte das matérias primas até a entrada da fábrica. É a parte “soft” – leve da atividade. Distribuição Física, que corresponde ao conjunto das operações dos bens e das informações associadas, desde o local de sua produção até o local designado no destino, garantindo que os bens cheguem ao destino em boas condições comerciais. É a parte “hard” –pesada da atividade, onde precisa ser feito muita força, para carregar os produtos. Com o advento do Just in Time nos processos de planejamento da produção das empresas, aumentou a preocupação com a redução dos estoques, ao mesmo tempo que aumentava a preocupação com o aumento na freqüência dos transportes, dada a redução dos lotes produtivos. Em alguns setores industriais como o químico e o de...
tracking img