Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]
HomeResumos de LivrosBaixar LivrosExercíciosGuia de Profissões
   Busca por trabalhos:
Parte superior do formulário
[pic][pic][pic]   [pic][pic]
Parte inferior do formulário
[pic]Cola da Web » Administração » Controle
[pic][pic][pic][pic][pic]

[pic]► Controle

[pic][pic]
CONTROLE ESTRATÉGICO
Controle é uma função administrativa: é a fase do processo administrativo quemede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva necessária. Assim, o controle é um processo essencialmente regulatório.

O controle estratégico – também denominado controle organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo é geralmente genérico esintético. Daí as três características básicas que identificam o controle estratégico da empresa:

1.       Nível de decisão: é decidido no nível institucional da empresa.

2.       Dimensão de tempo: é orientado para longo prazo.

3.       Abrangência: e genérico e abrange a empresa como um todo. É macroabrangente.

Devido a enorme complexidade e as multifacetadas atividades da empresa,torna-se difícil abordar o controle em sua totalidade, uma vez que existem muitos tipos de controles: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventários, de vendas, de pessoal, etc. Isto significa que muitas pessoas se incumbem, dentro das empresas, de tarefas relacionadas com o acompanhamento e avaliação das atividades correntes e passadas, comparando-as com normas e padrõesdesejados pela empresa. Se os resultados se afastam ou se desviam das normas prescritas, alguma ação corretiva deve ser tomada.

Todo sistema depende de insumos ou entradas que procedem de seu meio ambiente para podermos funcionar. Os insumos ou entradas são processados pelos diversos subsistemas e transformados em saídas ou resultados (produtos ou serviços) que retornam ao meio ambiente. A eficiênciado sistema consiste em manter uma relação viável de entradas / saídas. O sistema perde eficiência quando seus insumos ou entradas tardam a chegar, por qualquer motivo, acarretando paradas ou esperas dos subsistemas. Por outro lado, o sistema que tem mais entrada e saídas, isto é, o sistema que acumula insumos por receio de retardas suas operações por falta deles, também perde eficiência, pois temexcesso de recursos não utilizados. Assim, a escassez ou excesso de insumos ou entradas constituem extremos ou desvios que devem ser evitados em qualquer sistema produtivo.

Da mesma maneira, o sistema cujas saídas não atendem às necessidades do meio ambiente perde eficácia. E quando suas saídas são maiores de que demanda do meio ambiente, elas tendem a ficar retidas dentro do sistemaaguardando o momento de serem liberadas.

Como sistemas abertos, as empresas procuram continuamente controlar suas atividades mantendo-as sempre dentro dos parâmetros ou balizamentos adequados. E aí surge a noção de controle.

O controle visa a duas finalidades principais:

a. Correção de falhas ou erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros – seja no planejamento ou na execução– para apontar as medidas corretivas adequadas para sana-las.

b. Prevenção de novas falhas ou erros: ao corrigir as falhas ou erros existentes, o controle aponta os meios necessários para evita-los no futuro.

O controle é algo universal, consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. A essência do controle reside em verificar se aunidade controlada está ou não alcançando os resultados desejados.

Os controles organizacionais servem para:

a. Padronizar o desempenho, por meio de inspeções, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção.

b. Padronizar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa, mediante treinamento de pessoal, inspeções, controle estatístico de qualidade e sistemas de...
tracking img