Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O gerenciamento e dispensação de Medicamentos têm sido motivos de preocupação para gestores, gerentes e profissionais que atuam na área, não apenas em função da totalidade dos recursos financeiros envolvidos, como também pelas ações e serviços que demanda. A adoção de várias medidas, bem como a execução de várias ações, nem sempre têm conduzido a resultados efetivos em virtude dapossível falta de adequação dos meios e de ferramentas adequadas, das dificuldades administrativas e financeiras e da pouca capacidade gerencial e operacional.
O objetivo desse estudo consiste em avaliar a Logística de Armazenagem no Almoxarifado de Medicamentos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, destacando-se como é feito o controle logístico e identificando-se as dificuldades encontradasem todo o processo logístico de armazenagem de medicamentos.
Esse trabalho surgiu da necessidade em se conhecer, de forma mais aprofundada, a importância e o papel logístico dentro das organizações e, assim, propor alternativas de modo a promover um melhor desenvolvimento das ações efetuadas no almoxarifado da SESACRE com vistas a melhorar cada vez mais o gerenciamento logístico da armazenagem demedicamentos.
A logística evoluiu do depósito e do pátio de recebimento e expedição de mercadorias para a administração de suprimentos de produtos e serviços aos consumidores, tendo atualmente como objetivo, tornar disponíveis produtos e serviços nos locais onde estes sejam necessários e no momento em que sejam desejados. Com relação à farmácia hospitalar, no passado, o abastecimento demedicamentos para a farmácia do estabelecimento dava-se de forma precária e insatisfatória, gerando, em alguns casos, excesso de medicamentos e, em outros, a falta destes. Assim, o atendimento às necessidades dos diversos pacientes internados para tratamento médico ou mesmo para um diagnóstico de qualquer problema resultava num trabalho além do desejado, em razão da falta de alguns medicamentos. Alogística, hoje, envolve a integração de informações, transporte, armazenamento, manuseio e distribuição de produtos, visto que a responsabilidade operacional da logística está diretamente associada à disponibilidade de materiais no local onde são requisitados, ao menor custo possível.
Um dos componentes essenciais do sistema de fornecimento de medicamentos é a estocagem em local bem localizado, bemconstruído, bem organizado e seguro. Este pressuposto torna imprescindível o planejamento detalhado da montagem e funcionamento dos almoxarifados de medicamentos.

1 PROBLEMA DA PESQUISA

As áreas que gerenciam os serviços de armazenagem e distribuição de medicamentos e correlatos do serviço público de saúde são os órgãos que mais sofrem controle externo. Ora pelo próprio governo, por meio dosTribunais de Contas, ora pela imprensa, ou pela própria comunidade, que anseia pela solução imediata de seus problemas de saúde.
Com vista a esse novo contexto, os gestores públicos estão sendo direcionados a administrar essas instituições de maneira mais profissional, cumprindo, dentro da legalidade, com eficiência, eficácia, efetividade e, principalmente, a economicidade, a missão dasorganizações que gerenciam.
Os cenários que envolvem as organizações estão voltados para os custos cada vez mais elevados, demanda cada vez maior por qualidade e bons serviços, e a pressão por produtividade; ou seja, é preciso prestar o melhor atendimento possível a um número cada vez maior de usuários, com os recursos disponíveis. Portanto, reduzir os custos nesse tipo de instituição é estar trabalhandopara que possam estar gerando impacto nos fatores culturais e emocionais que se somam às restrições já existentes no cumprimento desse objetivo.
Outro grave problema ainda enfrentado pela gestão de almoxarifados está no controle logístico de entrada e saída de seus materiais e medicamentos. Sem um controle efetivo de tudo que dá entrada nos estoques e de todo o processo logístico na saída dos...
tracking img