Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância e Influência do Setor de Compras nas Organizações
Glenda Franco e Laila Vale
Glenda Franco – Votorantim Metais
Laila Vale – Lojas Renner S/A
Ex-alunas da pós-graduação em Gestão de Compras do Ietec

RESUMO

O setor de compras, antes visto como uma área de funções rotineiras, é hoje compreendido como parte diretamente integrante dos processos logísticos dasorganizações. Seu sentido passou a envolver a definição das necessidades das empresas, minuciosa seleção de fornecedores e negociações que garantam preços atrativos somados a qualidade.

As organizações, cada vez mais focadas em estratégias de competitividade, passaram a valorizar mais a função de compras, considerando-a como uma aliada que interfere diretamente em suas áreas produtivas e financeiras.Muitos fatores contribuíram para essa mudança de visão, tais como a tecnologia da informação, que possibilita redução de tempo e despesas, além de uma busca por relacionamentos mais éticos e duráveis com os fornecedores no objetivo de garantir menor custo e maior qualidade.

Dessa forma, o setor de compras não implica mais em apenas comprar ou adquirir, mas passou a ser parte estratégica dasempresas que pretendem continuar participando do mercado de hoje e do futuro.

PALAVRAS-CHAVE: Compras, Gerenciamento, Competitividade.

1. INTRODUÇÃO

Os dicionários definem a palavra compras como o ato de dar dinheiro pela posse de alguma coisa, adquirir. Para Baily et al. (2000), a função de compras é um procedimento pelo qual as empresas determinam os itens a serem comprados, identificam e comparamos fornecedores disponíveis, negociam com as fontes de suprimentos, firmam contratos, elaboram ordens de compras e finalmente, recebem e pagam os bens e serviços adquiridos.

Segundo Rafael Bravo Bucco, quem pensa que o setor de compras de uma organização é apenas a área responsável por negociar para conseguir preços baixos, deveria rever seus conceitos. O setor de compras hoje está cada vez maisperto do alto escalão. Além de negociar, o setor agora tem a missão de estreitar e nutrir o relacionamento com os fornecedores e clientes internos, mostrando também a viabilidade dos produtos em desenvolvimento.

2. COMPRAS

Paradoxalmente, enquanto vemos aumentar recursos tecnológicos no mundo, percebe-se claramente que as crises econômicas ainda causam grande impacto nas organizações, levando-asa implementar ações direcionadas a fim de que qualidade e excelência sejam atingidas de maneira prática e objetiva.  Como parte das estratégias que possibilitem a manutenção das empresas num mercado cada vez mais competitivo, o gerenciamento racional do setor de compras vem adquirindo fundamental importância, contribuindo para resultados cada vez mais positivos.

O objetivo da atividade decompras é a obtenção e coordenação do fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção; comprar os materiais pelos melhores preços, não fugindo aos parâmetros qualitativos e quantitativos, além de procurar as melhores condições para a empresa (DIAS, 2005).

Martins e Alt (2001) defendem que esses objetivos devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo,visando o melhor atendimento ao cliente externo e interno.

O gerenciamento eficaz do setor compras é hoje uma atividade essencial e diretamente ligado à competitividade e ao sucesso de uma empresa, devendo ser capaz de proporcionar a redução de custos e o aumento nos lucros. O departamento de compras atual deve ser parte integrante do processo de logística da organização e participar ativamentenas tomadas de decisões.

Comprar com eficiência de forma a se garantir benefícios para a empresa é fator fundamental não só para a competitividade, mas até mesmo para a permanência das empresas no mercado. É necessário que se tenha um banco de dados sempre atualizado, funcionários capazes e com alto poder de negociação, além de se investir em um relacionamento forte com os fornecedores.  A...
tracking img