Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Maringá
Programa Universidade Aberta do Brasil
Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal
Modalidade de Educação a Distância
Pólo de Engenheiro Beltrão

O GOVERNO LULA
MANUTENÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DO CRESCIMENTO

VALTER LUIZ BOSSA

ENGENHEIRO BELTRÃO
JANEIRO DE 2011

Universidade Estadual de Maringá
Programa Universidade Aberta do Brasil
Curso deEspecialização em Gestão Pública Municipal
Modalidade de Educação a Distância
Pólo de Engenheiro Beltrão

VALTER LUIZ BOSSA

O GOVERNO LULA
MANUTENÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DO CRESCIMENTO

| |Trabalho apresentado ao Professor Jaime Graciano Trintin e Professor|
||Antonio G. de Assunção, da disciplina Desenvolvimento e mudanças no |
| |Estado Brasileiro do Pólo de Engenheiro Beltrão do curso de Gestão |
| |Pública Municipal. |

Engenheiro Beltrão – janeiro de 2011RESUMO

O governo Lula representa uma nova etapa na democracia brasileira. No ano de 2002, as eleições presidenciais agitaram o contexto político nacional. Os primeiros problemas que cercavam o governo FHC abriram brechas para que Lula chegasse ao poder com a promessa de dar um outro rumo à política brasileira. O desenvolvimento econômico trazido pelo Plano Real tinha trazido grandes vantagens àpopulação, entretanto, alguns problemas com o aumento do desemprego, o endividamento dos Estados e a distribuição de renda manchavam o bloco governista.
Lula se tornou presidente do Brasil e sua trajetória de vida fazia com que diversas expectativas cercassem o seu governo. Seria a primeira vez que as esquerdas tomariam controle da nação. No entanto, seu governo não se resume a essa simples mudança.Entre as primeiras medidas tomadas, o Governo Lula anunciou um projeto social destinado à melhoria da alimentação das populações menos favorecidas. Estava lançada a campanha “Fome Zero”.
A ação política de Lula conseguiu empreender um desenvolvimento historicamente reclamado por diversos setores sociais. No entanto, o crescimento econômico do Brasil não conseguiu se desvencilhar de práticaseconômicas semelhantes às dos governos anteriores. A manutenção de determinadas ações políticas foram alvo de duras críticas.

O Segundo mandato de Lula foi mais uma tendência continuísta a um quadro político estável, do que uma vitória dos setores de esquerda do Brasil.
Independente de ser um governo vitorioso ou fracassado, o Governo Lula foi uma importante etapa para a experiência democrática nopaís. De certa forma, o fato de um partido formalmente considerado de esquerda ascender ao poder nos insere em uma nova etapa do jogo democrático nacional.

INTRODUÇÃO

O primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inicia-se em 01 de Janeiro de 2003, com término em 31 de Dezembro de 2006. E o segundo mandato iniciou-se no dia 01 de Janeiro de 2007 até 31 de Dezembro de 2010.Destacaremos em cada área as ações e realizações do Governo Lula, tanto no primeiro, quanto no segundo mandato, mostrando como foi o Governo do primeiro cidadão operário, de origem humilde, vinculado a um partido de esquerda, que iniciou-se com grande expectativa.

ORIGEM E TRAJETORIA POLITICA

O operário Luiz Inácio Lula da Silva, pernambucano, nascido em 1945, veio para o Estado de São Paulo em1952, e aos 12 anos começou a trabalhar como engraxate e Office-boy. Fez o curso técnico de torneiro mecânico e em seguida mudou-se para São Bernardo do Campo, onde em 1968 filiou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos. Iniciou sua trajetória política em 1980, onde juntamente com outros sindicalistas, intelectuais, católicos militantes da Teologia da Libertação e artistas fundou o Partido dos...
tracking img