Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|

|
WEBAULA 1
A logística e o cliente
A logística está muito presente em nossas vidas. Ela é uma grande palavra para um grande desafio (Harisson e Van Hooke, 2003). Ela é a atriz principal que trabalha por trás do palco do capitalismo moderno. Poucas áreas de operações envolvem a complexidade ou abrangem o escopo geográfico característico da logística. Quando você vai a uma loja ou aum supermercado você espera encontrar produtos disponíveis e recém-fabricados. Você já parou para pensar como esse produto chegou até ali e está disponível para você? É difícil imaginar atualmente a realização de qualquer atividade de produção ou de marketing sem o apoio logístico. Você provavelmente já escutou (ou escutará) várias definições para o termo “Logística”. Parafraseando Bowersox eCloss (2001), vou citar algumas que se referem aos vários assuntos discutidos neste ramo do conhecimento: logística empresarial, distribuição física, administração da logística de materiais, administração de materiais, suprimento físico, logística de distribuição, logística de marketing, logística interna e distribuição total. Atualmente, o Council of Logistics Management alterou a definição do termopara: “Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente”. A logística pode ser vista como parte das atividades de uma “cadeia de suprimento”.
Por esta definição, vemos que a logísticaenvolve a integração de uma série de atividades que, juntas, agregam valor ao negócio: informações, transporte, estocagem, armazenamento, movimentação dos materiais e embalagem. Cada uma dessas áreas oferece uma ampla variedade de tarefas estimulantes para quem deseja se profissionalizar nesse ramo. Muitos dos executivos bem sucedidos na área de logística se tornam orquestradores das diversasoperações que envolvem operações dentro e fora das empresas.  O grande desafio é coordenar as tarefas individuais de cada ator numa empresa e fora dela, atingindo os fornecedores de matérias-primas e de serviços, tudo para atender ao cliente no momento certo, na quantidade correta, no menor tempo possível e ao menor custo. É por meio do processo logístico que os materiais fluem pelo sistema de produção deum país e são distribuídos para os consumidores através dos canais de marketing (varejo e atacado).
Os autores Bowersox e Closs (2001) nos remetem para um dado muito interessante: a complexidade da logística é extraordinária. Apenas nos EUA, a estrutura de marketing envolve aproximadamente 1,5 milhões de varejistas e mais de 460.000 atacadistas. Para mover produtos e materiais entre essasempresas foram registrados 14,9 milhões de caminhões em 1992. Para dar apoio à logística, o investimento total em estoques por parte dos fabricantes atacadistas e varejistas ultrapassou a casa de US$ 893 bilhões em 1994. Nas empresas, os gastos com logística variam normalmente entre 5% a 35% do valor das vendas, dependendo obviamente do tipo de atividade, da região da operação e da relação peso/valordos produtos e materiais. Verifica-se, portanto, que a logística é responsável por uma das maiores parcelas do custo final do produto, sendo superado somente pelo custo dos materiais consumidos na produção e dos custos dos produtos vendidos no atacado ou no varejo (Bowersox e Closs, 2001). No entanto, o principal interesse na logística não é somente a redução de custos. O interesse está emcompreender como certas empresas utilizam de sua competência logística para obter vantagem competitiva. Isso significa oferecer ao cliente um serviço superior (iremos nos aprofundar neste assunto mais na frente). São empresas que monitoram suas operações on-line e são capazes de pôr em prática providências corretivas antes que essas falhas atinjam o cliente final; quando essas providências não são...
tracking img